Semob-JP apresenta adaptações no Projeto de Revitalização da Quadra de Manaíra e inicia obras

Representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (10), pelo terceiro dia consecutivo, com uma comissão de moradores do entorno da Quadra de Manaíra, com o objetivo de manter o diálogo com a população, a cerca das obras de revitalização e mobilidade que foram iniciadas na localidade.

Orçado em R$ 43 mil, com recursos próprios do órgão de mobilidade, o projeto foi apresentado pelos diretores e técnicos, passou por adaptações recentes após conversas com os moradores, frisando a preservação dos espaços compartilhados e as áreas das práticas de lazer e esportes.

Após inserção das adaptações sugeridas pela comissão, o terceiro e o último projeto ficou definido pelo órgão de mobilidade. Nele, além da abertura do trecho das Avenidas Cajazeiras e Manoel Morais para implantação de trânsito calmo, terá também a preservação de espaços compartilhados entre pedestres e veículos em velocidade máxima permitida de 30km/h, revitalização das áreas de práticas de lazer e esportes com mais iluminação, pintura e equipamentos, além da ampliação dos espaços verdes.

Melhorias com o Projeto:

De acordo com George Morais, superintendente da Semob-JP, o diálogo foi priorizado pela gestão municipal. “Nos colocamos à disposição, nos reunimos por três vezes, e apesar das discordâncias à aceitação dos projetos, precisamos assegurar o interesse público maior. Por isso, há determinação para início imediato dos serviços, após aprovação do prefeito Cicero Lucena”, explicou o superintendente.

– Trânsito mais fluído, com mais opções de deslocamento aos condutores, entre as avenidas Édson Ramalho, Cajazeiras e João Maurício, além da Rua Manoel Morais;

– Quadra de esportes revitalizada com nova pintura, mais iluminação e equipamentos esportivos;

– Trânsito calmo – pedestres e veículos compartilhando espaços como ocorre em capitais como São Paulo, Salvador, Recife e Fortaleza;

– Balizadores para assegurar os espaços para pedestres;

– Velocidade Máxima para veículos de 30km/h;

– Paisagismo com áreas verdes e colocação de novas plantas; 

– Permanência do anfiteatro para espaço de vivência;

– Revitalização do bicicletário.


Com texto de Pollyana Sorrentino e edição de Katiana Ramos