O dia depois de amanhã: México barra entrada de americanos devido a COVID

Parece roteiro de filme hollywoodiano, mas não é.

Foto: Google

Segundo reportagem publicada pela revista VEJA, no início da noite desta quarta (08), cidades mexicanas que fazem fronteira com os Estado Norte-Americanos da Califórnia e Arizona, adotaram como medidas profiláticas contra a COVID-19, o bloqueio de estradas para impedir e dificultar a entrada no país de americanos.

No último dia 04 de julho, feriado da independência nos Estados Unidos, várias cidades mexicanos bloquearam estradas ao longo da fronteira para evitar o trânsito dos americanos.

Nesta terça-feira 7, o Arizona registrou mais 3.653 de novos casos e 117 mortes. O número de infecções é mais baixo que o recorde de 4.877 no dia 1º de julho, mas ainda é considerado alto em relação à taxa de testes positivos, de 35%.

Os casos de coronavírus aumentaram em vários estados fronteiriços dos Estados Unidos, como Arizona, Califórnia e Texas, que fracassaram nas tentativas de reabertura.

Trump

Durante sua campanha eleitoral o presidente norte-americano, Donald Trump prometeu construir um “belo muro” na fronteira entre os dois países para barrar a imigração ilegal.

Após eleito chegou a afirmar que o México pagaria pelo muro e ameaçou impor sanções econômicas ao seu vizinho, caso ele não aceita-se pagar pelo tal muro.

O muro ficou conhecido como “o muro da vergonha”.