Em votação apertada, ALPB aprova título de cidadão a Bolsonaro

Na manhã desta terça-feira (27), o plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o Projeto de Lei que concede o título de cidadão paraibano ao presidente Jair Bolsonaro em votação apertada. Foram 12 votos a favor do título e 11 votos contrários, com três abstenções.

O projeto havia sido apresentado pelos deputados Cabo Gilberto Silva e Wallber Virgolino (ambos do Partido Liberal) em 2019, mas só foi colocado em votação agora, nos últimos dias de mandato de Bolsonaro. A honraria é concedida a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao estado da Paraíba.

A deputada Pollyanna Dutra (PSB) mostrou-se indignada com a concessão do título. Em seu pronunciamento, disse que “em todas as áreas temos fatos negativos desse presidente” e lembrou de casos como a fala do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (posteriormente preso pela Polícia Federal) que, em reunião interna vazada disse que enquanto a mídia e as pessoas “só falavam de Covid” era o momento “de ir passando a boiada” referindo a pautas ambientais polêmicas. A deputada também mencionou a drástica diminuição dos recursos destinados à cultura através da Lei Rouanet afirmando que o presidente “quase zerou” alguns programas culturais.

A deputada seguiu dizendo que Bolsonaro se “rendeu aos encantos do ‘centrão'” e, com a implentação do ‘orçamento secreto’ os deputados foram discutir “dinheiro” ao invés de discutir o país.

O deputado estadual Wallber Virgolino (PL), autor do título de cidadão paraibano ao presidente Jair Bolsonaro (PL), justificou dizendo que “o atual presidente trouxe vacinas, água, educação e sempre esteve presente na Paraíba durante os quatro anos de governo”.

Assista:

Confira como votou cada deputado:

Votaram a favor ao título: Anderson Monteiro, Taciano Diniz, Cabo Gilberto Silva, Camila Toscano, Walber Virgolino, Moacir Rodrigues, Dra. Jane Panta, Dra. Paula, Jutay Menezes, Tovar, Felipe Leitão, Galego de Sousa.

Votaram contra o título: Anísio Maia, Doda de Tião, Inácio Falcão, Pollyanna Dutra, Chió, Cida Ramos, Edmilson Soares, Estela Bezerra, Jeová Campos, Ricardo Barbosa, Wilson Filho.

Abstenção: Adriano Galdino, Buba Germano, Dr. Érico