O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou, neste sábado (7), o emprego da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios até esta segunda-feira (9).

A portaria foi publicada com o intuito de “proteção da ordem pública e patrimônio público e privado”. O bloqueio de veículos e perímetro de segurança se estende da Rodoviária de Brasília até a Praça dos Três Poderes.
Caravanas chegam desde ontem (7) à capital federal em apoio às manifestações antidemocráticas e se instalam no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército Brasileiro, que foi montado nos dias que se seguiram à derrota de Bolsonaro no dia 30 de outubro do ano passado.
Respondendo a jornalistas, o ministro da Justiça afirmou que “São pequenos grupos, mas muito extremistas. Estamos acompanhando com atenção”.
É preciso lembrar que, em dezembro, parte desses manifestantes acampados no QG atearam fogo em ônibus públicos e tentaram invadir a sede da Polícia Federal e, ainda no mesmo mês, foram achados materiais explosivos em dois locais de Brasília e um deles colocado próximo ao aeroporto por um empresário que afirmou pertencer ao mesmo grupo de manifestantes.