Nesta terça, o Deputado Cabo Gilberto que também é Coordenador de Campanha do Pré-Candidato à Prefeitura de João Pessoa Deputado Wallber Virgolino, utilizou suas redes sociais para realizar denúncia contra o Governo do Estado.
Em vídeo, o Deputado Estadual afirma que o Governo tem divulgado para a população que os veículos escolares foram adquiridos pelo Estado, quando na verdade esses mesmos veículos teriam sido enviados pelo Governo Federal.
O Deputado indica a placa do veículo com o respectivo país de origem – Brasil – e adesivos em sua lateral com as siglas MEC (Ministério da Educação), FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e a marca oficial do Governo Federal, “Pátria Amada Brasil”.
Com isso, o parlamentar conclui afirmando que os veículos não foram adquiridos pelo Governo do Estado e que o governo estaria mentindo à população.
Investigamos
Como manda o bom jornalismo, o Portal NEGOPB investigou a denúncia do parlamentar, constatando que não é verdade que os veículos tenham sido enviados pelo Governo Federal, como afirma Cabo Gilberto.
A denúncia do Deputado Cabo Gilberto é falsa e compromete sua credibilidade enquanto parlamentar, pois uma simples consulta ao Portal da Transparência seria o bastante para esclarecer os fatos e evitar a mentira.
Segundo documentos aos quais o Portal NEGOPB teve acesso com exclusividade, o Governo do Estado adquiriu 80 ônibus do tipo – rural escolar – sendo 25 veículos com capacidade para até 29 estudantes sentados e 55 veículos com capacidade para até 59 estudantes sentados.
O Contrato 0060/2019 foi celebrado entre o Governo do Estado da Paraíba através da Secretária da Educação e da Secretaria da Ciência e Tecnologia com a empresa MAN LATIN AMERICA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA, no valor total de R$ 18.478.050,00 (Dezoito milhões, quatrocentos e setenta e oito mil e cinquenta reais).
Os valores foram pagos através das notas de empenho número 20040 e 20041, nos valores de R$ 6.478,050,00 (Seis milhões, quatrocentos e setenta e oito mil e cinquenta reais) e 12.000.000,00 (Doze milhões), respectivamente.
Governo do Estado
O Governo do Estado rebateu a denúncia no início da noite, divulgando que os veículos haviam sido adquiridos pelo Estado, classificando a denúncia como Fake News.
Não é a primeira vez
O parlamentar tem se tornado referência na produção e divulgação de notícias falsas no Estado.
Não faz muito tempo que o Deputado Cabo Gilberto teve seu nome vinculado ao gabinete do ódio e as fake news do filho do presidente, Carlos Bolsonaro, que usa a divulgação de notícias, informações e denúncias falsas como estratégia politico-eleitoral contra adversários e desafetos.
Resta a dúvida
É isso que devemos esperar da campanha que o Deputado pretende coordenador para a prefeitura de João Pessoa?
Notícias, denúncias e informações falsas? João Pessoa não merece isso.