Ministério da Saúde lança programa nacional diretamente inspirado no ‘Opera Paraíba’

O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (06/02), a primeira edição do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e se inspira diretamente no programa ‘Opera Paraíba’ do Governo do Estado.

O programa ‘Opera Paraíba’ está presente em 23 hospitais da rede estadual espalhados por todas as regiões da Paraíba e, ainda em 2022, o programa superou sua própria meta de 20 mil cirurgias. Somados ao número de procedimentos realizados desde o início do programa, em outubro de 2019, já são mais de 32 mil procedimentos realizados, entre cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, oftalmológicas e da otorrinolaringologia, outras especialidades também foram acrescentadas à lista de procedimentos já oferecidos. O programa também realiza cirurgias bariátricas, ortopédicas (de média e alta complexidade), de proctologia e vascular.

Fora o público adulto, agora o Opera Paraíba também contempla crianças e adolescentes. Em janeiro deste ano, foi implementado o ‘Opera Paraíba pediátrico’, com o mesmo intuito da redução das filas para cirurgias eletivas, só que agora voltado para o público infantil.

Em fins de de janeiro, a ministra Nísia Trindade já havia se reunido com a cúpula da Secretaria de Saúde da Paraíba e elogiado o programa, manifestando sua intenção de implementar um programa similar em todo Brasil.

No lançamento do programa hoje, no Rio de Janeiro, a ministra da Saúde Nísia Trindade, citou indiretamente a Paraíba, ao afirmar que, em alguns locais, já existem políticas de redução das filas com resultados positivos. “Alguns estados têm planejamentos avançados. A situação do Brasil é muito desigual”, ponderou a ministra Nísia. Ela explicou ainda que cada plano incluirá metas pactuadas com o Ministério da Saúde.

A portaria prevê um investimento de R$ 600 milhões para a iniciativa, em todos os estados e o Distrito Federal. A Paraíba receberá R$ 11,4 milhões para ampliação do programa.