A Caravana do Cuidar, promovida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), em parceria com outras Secretarias do Município, se instalou, nesta sexta-feira (17), na Comunidade de Mumbaba, no Bairro das Indústrias, e mudou a rotina dos moradores da região, que aproveitaram para utilizar os serviços gratuitamente na porta de casa.
Segundo a assistente social e uma das coordenadoras do projeto itinerante, Edileusa Maria, 418 pessoas procuraram os serviços de assistência social, saúde, empregabilidade e outras atividades na manhã desta sexta-feira. “É sempre gratificante ver que a comunidade atende ao chamado e que nós atendemos as suas necessidades”, declarou.
A Caravana do Cuidar se instalou na Rua Madagascar, em frente à Escola Deputado Edme Tavares de Albuquerque, com abertura dos trabalhos às 8h, onde ficou até pouco mais do meio dia. Alina Siqueira, moradora de Mumbaba, era uma das que estava na fila em busca de uma consulta médica e disse que a ação é muito importante para as comunidades, principalmente para as situadas em bairros mais distantes da área central da Capital.
“Eu vou trabalhar à tarde e se se fosse buscar esse serviço de outra forma perderia mais tempo com deslocamento e terminaria me atrasando. Já temos muitas dificuldades diariamente e o atendimento quase domiciliar já facilita muito. Aqui, estou na porta de casa”, afirmou Alina Siqueira.
Camila Nery, moradora da comunidade Canaã II, do Bairro das Indústrias, foi em busca de dois serviços, o CadÚnico e a vacinação contra a Covid-19. “Essa é a primeira vez que participo da ação e achei interessante”, declarou.
Ana Carolina, também da Comunidade Canaã II, informou que usa o serviço pela segunda vez e que, agora, estava em busca de atendimento médico. “Acho essa ação da Prefeitura muito importante e deveria ser feita com mais frequência onde a população é mais carente”, acrescentou.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, João Corujinha, foi conferir de perto o atendimento e revelou que esta é a quarta ação realizada no local. “Esse programa é muito importante porque vem até a população, atendendo a comunidade que não pode se deslocar para os nossos serviços em diversos pontos da cidade. Por exemplo, o Cras mais próximo daqui, do Bairro das Indústrias, é no Alto do Mateus. Daí a importância de descentralizarmos as ações”, destacou.
Ele explicou que, de julho de 2022 a março deste ano, a Caravana do Cuidar já atendeu mais de 25 mil pessoas em João Pessoa, oferecendo aferição de pressão, glicemia, consulta médica, nutricionista, odontologia, vacina, teste rápido de Covid-19 e empregabilidade (recebendo currículos e encaminhando para vagas). “Além disso tudo, disponibilizamos atendimento ao consumidor por meio da Ouvidoria e do Procon-JP Móvel, onde é possível consultar o Serasa e fazer reclamações de vários outros serviços, conseguindo por meio da intervenção desses órgãos solucionar o problema”, finalizou.
Programação – A Caravana do Cuidar estará na próxima sexta-feira (24), no Centro da cidade, na Avenida 13 de Maio, com ações voltadas para moradores em situação de rua. Na última sexta do mês, dia 31, o projeto estará no bairro de Mangabeira IV.
O projeto itinerante, carro-chefe da Sedhuc, é realizado em parceria com várias secretarias e no final de cada ação distribui algodão doce e pipoca para as crianças e pais que acompanham o atendimento.
Atendimentos – Foram realizados 57 atendimentos médicos; 50 aferições de pressão arterial; 50 de glicemia; 13 de nutrição; 78 vacinas aplicadas; 15 testes de Covid-19 e de ISTs; 04 encaminhamentos para mamografia; 26 cadastros no Acessuas Trabalho; 20 cadastros no Cras; 70 atendimentos do Cadúnico; 13 do Procon-JP; 12 registros na Ouvidoria; e 10 cadastros no programa Criança Feliz.