Um atirador abriu fogo em um shopping lotado ao norte de Dallas ontem, matando pelo menos oito pessoas e ferindo outras sete antes de ser morto a tiros pelas autoridades. O tiroteio foi o segundo mais mortal nos Estados Unidos este ano.
As autoridades não identificaram o atirador, mas disseram que ele agiu sozinho.
De acordo com o Gun Violence Archive, um banco de dados, houve 199 tiroteios com pelo menos quatro pessoas nos Estados Unidos este ano. E uma onda particularmente mortal de tiroteios em grande escala tem ocorrido nos últimos dias. No fim de semana passado, perto de Houston, um atirador matou a tiros cinco pessoas depois que os vizinhos pediram para que ele parasse de atirar em seu quintal.
O Texas tem algumas das leis de armas mais permissivas do país, se orgulhando de ser um estado com mais de 1 milhão de proprietários de armas, apesar de sua recente história de tiroteios em massa. Muitas autoridades no Texas afirmam ter visto um aumento em tiroteios impulsivos desde setembro de 2021, quando o estado começou a permitir que a maioria dos adultos carregasse uma arma sem licença.
O tiroteio de ontem foi o mais mortal no Texas desde o massacre de 19 estudantes e dois professores em uma escola primária em Uvalde em maio de 2022. Apenas o tiroteio em massa em Monterey Park, Califórnia, em janeiro, no qual um atirador matou 11 pessoas em uma sala de baile, matou mais pessoas em um único tiroteio nos Estados Unidos este ano.
Como aconteceu Os tiros começaram por volta das 15h30 no Allen Premium Outlets, um shopping ao ar livre com mais de 120 lojas a cerca de 40 quilômetros ao norte de Dallas. Allen, um subúrbio de Dallas, tem cerca de 100.000 habitantes, e o centro comercial é um dos maiores da região.
O atirador saiu de um carro e começou a atirar em pessoas na calçada, de acordo com um vídeo circulando online, relatou o The Dallas Morning News. Dezenas de tiros foram ouvidos enquanto ele se aproximava dos compradores. Vídeos nas redes sociais também mostraram pessoas correndo para se abrigar ou correndo pelo estacionamento entre ruídos altos.
Um policial no shopping correu em direção ao som dos tiros e matou o atirador, disse o chefe de polícia de Allen.
Testemunhas descreveram uma cena familiar de pandemônio. Geoffrey Keaton estava almoçando quando ouviu os tiros. “Eu soube imediatamente”, disse ele ao The New York Times. “Coloquei minha filhinha embaixo do balcão para protegê-la e então os tiros ficaram mais altos, como se ele estivesse bem ali”.
No vídeo, o momento angustiante do tiroteio gravado por uma testemunha ocular que, felizmente, sobreviveu.