Segundo reportagem publicada pela agência Reuters, a vacina desenvolvida pela Universidade de OXFORD em parceria com o laboratório AstraZeneca é segura e apresentou resposta imune em 1.077 voluntários.
O novo estudo incluiu 1.077 adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, sem histórico de COVID-19.
“Os dados de hoje aumentam nossa confiança de que a vacina funcionará e nos permitem continuar nossos planos de fabricar a vacina em escala para um acesso amplo e equitativo em todo o mundo”, disse Mene Pangalos, vice-presidente executivo de pesquisa e desenvolvimento de biofarmacêuticos da AstraZeneca.
Brasil
O governo federal enviou resposta à embaixada britânica e ao presidente do laboratório AstraZeneca aceitando a proposta de acordo de cooperação no desenvolvimento tecnológico e acesso do Brasil à vacina para covid-19.
O acordo prevê a compra de lotes da vacina e da transferência de tecnologia. Se demonstrada eficácia, serão 100 milhões de doses à disposição da população brasileira.
No Brasil, a tecnologia será desenvolvida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), fundação do Ministério da Saúde.
COVID
Segundo último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem 2.099.896 (DOIS MILHÕES, NOVENTA E NOVE MIL E OITOCENTOS E NOVENTA E SEIS) casos confirmados da doença e 79.533 óbitos.
Na Paraíba, a doença vitimou 1.486 paraibanos com 66.971 casos confirmados.