A Galeria Archidy Picado, localizada no Espaço Cultural da Paraíba, recebe nesta quinta-feira (31), a exposição ‘Princípio do Prazer’, da artista plástica Potira Maia. A abertura ao público ocorre a partir das 19h.
‘Princípio do Prazer’ é resultado de fotografias que a artista vem captando de pessoas anônimas, desde 2011. Desses cliques surgem pinturas, que por meio da composição, close-ups, técnicas de corte e pinceladas resultam na exposição, apresentada em duas séries, ‘Ensaios para a solidez’ (2019-2023) e ‘Ensaios para a sublimação’ (2019-2020), além de um políptico intitulado ‘O pecado original’.
‘Ensaios para a solidez’ se baseia em imagens de pessoas que frequentavam o antigo bar do Contorno, no bairro de Castelo Branco, em João Pessoa. A série encapsula a atmosfera de vida noturna em bares locais, ao mesmo tempo em que apresenta situações estranhas, como uma garota que sopra bolhas de sabão.
Já ‘Ensaios para a sublimação’ navega na relação entre a proibição e a busca do prazer. Inspirando-se em ervas que foram historicamente empregadas em rituais religiosos, mas que agora encontram uso recreativo.
No políptico ‘O pecado original’, Potira retrata uma experiência em um contexto noturno diferente, a Catalunha. A obra foi desenvolvida em uma residência artística em Barcelona, em 2018, e concluída no ano de 2020.
Esta é a primeira exposição do Edital de Ocupação 2023 da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, e fica em cartaz até 29 de setembro, com entrada gratuita.
Sobre a artista
Potira Maia nasceu em Vitória da Conquista (BA). É artista visual formada pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Pintura pela Universidade de Lisboa.
Serviço:
Exposição ‘Princípio do Prazer’
Local: Galeria Archidy Picado (Espaço Cultural da Paraíba)
Data: de 31 de agosto a 29 de setembro
Horário: Segunda a sexta – 8h às 12h e 13h às 17h / Sábados, domingos e feriados – 10h às 16h