A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia hoje (18) a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que vai até o dia 31 de maio.
Segundo o portal MaisPB, “a novidade é que os três pontos móveis passarão a oferecer apenas as vacinas que protegem contra a gripe. Inicialmente as doses são destinadas para pessoas que fazem parte do grupo prioritário, que no momento da vacina devem apresentar documento oficial com foto, cartão ou caderneta de vacina e comprovar a condição específica de prioridade: declaração ou receita médica e demais documentos de vínculo com as instituições e empresas”.
De acordo com Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, “os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. A vacinação é um mecanismo eficiente na prevenção, com o objetivo proteger o indivíduo e dessa forma, reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza daquela população mais vulnerável. Portanto, alertamos principalmente que as vacinas sejam administradas nos grupos prioritários de crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais e povos indígenas”.
A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, que incluem:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Trabalhadores da saúde
- Gestantes
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
Fonte: MaisPB