O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem para São Paulo, onde terá um encontro com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, seu principal adversário político nos anos 1990 e maior liderança do PSDB. Em seguida, Lula se encontrará com o filósofo e linguista Noam Chomsky e o premiado escritor Raduan Nassar, ambos são amigos pessoais do mandatário petista.
A visita ao ex-presidente tucano coincide com a comemoração dos trinta anos do Plano Real, plano econômico responsável pela criação da atual moeda brasileira e pelo fim da hiperinflação, sendo implementado ainda na administração de Itamar Franco (1992-1995). À época da criação e lançamento do Plano Real, Fernando Henrique era Ministro da Fazenda.
Nas eleições de 2022, FHC declarou voto em Lula: “Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”. Em resposta, Lula declarou em sua conta no Twitter: “Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz.”
Lula embarcou para São Paulo na manhã de ontem (23). Segundo a Secretaria de Comunicação da presidência, os encontros são de caráter pessoal, de modo que não constam na agenda oficial do presidente.