Segundo pesquisa feita pelo Instituto Ipec, a aprovação do Governo Lula chegou, em julho, a 37 pontos nas avaliações de “ótimo” ou “bom”, enquanto que a avaliação de “ruim” ou “péssimo” oscilou de 32 a 31 pontos, ou seja, dentro dar margem de erro.
Por fim, aqueles que veem a gestão como “regular” somaram 31 pontos, dois pontos a menos que em março, ao passo que 2% dos entrevistados não souberam responder.
Ainda de acordo com a pesquisa, mais da metade dos que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom” vivem no Nordeste (53%), são pessoas com renda familiar mensal de até um salário mínimo (48%) e seguem o catolicismo (44%).
A desaprovação à gestão petista, por sua vez, é mais acentuada entre os entrevistados com renda familiar superior a cinco salários mínimos (39%), evangélicos (39%) e pessoas com ensino superior completo (37%).
O levantamento do Ipec também questionou acerca da maneira de governar de Lula, com 50% de aprovação e 44% de desaprovação. O Ipec entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 4 e 8 de julho em 129 municípios de todo o país, e a margem de confiança é de 95%.
Foto: Ricardo Stuckert