Home / Brasil e Mundo / Brasil formaliza adesão ao processo movido pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça

Brasil formaliza adesão ao processo movido pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça

Em um movimento diplomático histórico, o Brasil anunciou oficialmente sua adesão ao processo movido pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), o principal órgão judicial das Nações Unidas. A ação acusa Israel de cometer genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza.

A decisão foi confirmada pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em entrevista à Al Jazeera, destacando a seriedade com que cada vez mais países observam a situação no Oriente Médio. A entrada do Brasil como terceiro interessado na ação é vista como um gesto de alto simbolismo e expectativa de fortes reações por parte do governo israelense, além de possíveis impactos nas relações com os Estados Unidos, que já estão bastante desgastadas após o anúncio da imposição de sanções de 50% contra o país.

Diplomatas brasileiros, segundo informações, indicaram que o Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, avalia que Israel tem persistido em ignorar os esforços diplomáticos e em agir contra civis palestinos tanto em Gaza quanto na Cisjordânia, o que levou o Brasil a adotar uma postura mais incisiva.

Inicialmente, o Brasil focou seus esforços em negociações para buscar uma solução pacífica para o conflito. No entanto, o desenvolvimento recente da guerra e a contínua escalada de violência teriam impulsionado o governo brasileiro a dar este passo decisivo, unindo-se à iniciativa sul-africana.