Nesta segunda-feira, 13 de outubro, em Brasília, o vice-presidente Geraldo Alckmin abriu a Pré-COP, a Reunião Ministerial Preparatória da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Este evento é a última reunião de negociadores antes da COP30, que acontecerá em novembro em Belém, no Pará.
A Pré-COP reúne delegados e observadores de países signatários do tratado sobre mudança do clima da ONU, com o objetivo de alinhar tecnicamente e politicamente as posições dos países. O encontro visa impulsionar as negociações sobre os principais desafios da agenda climática global, como financiamento climático, transição energética, adaptação e preservação da biodiversidade. Ainda que não faça parte do calendário oficial do secretariado da Convenção do Clima, a Pré-COP prioriza delegações que coordenam grupos regionais. Brasília receberá cerca de 500 representantes de 50 países durante dois dias de evento.
Uma das principais preocupações da presidência da COP30 é a entrega das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que são os compromissos e metas de cada país no combate às mudanças do clima. Até a última sexta-feira, 10 de outubro, 62 dos 196 países signatários haviam apresentado suas ambições, mas países como China e Índia, considerados grandes emissores, ainda não oficializaram seus planos.
Alckmin assume a presidência interina enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Roma, participando de eventos sobre segurança alimentar. O evento também contará com a participação de ministros como Fernando Haddad, Marina Silva e Mauro Vieira, entre outros.
A intenção da Pré-COP é facilitar consensos antes da COP30, tendo como meta principal avançar nas negociações entre os países. O governo brasileiro também busca fortalecer o multilateralismo e acelerar a implementação das ações para o cumprimento do Acordo de Paris, além de dar um “sentido de urgência” à crise climática. Entre as propostas do Brasil estão o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre e a integração mundial dos mercados de carbono.
