O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para realizar uma comemoração pelo 15º aniversário de sua filha, Laura Bolsonaro, enquanto cumpre prisão domiciliar. A festa está marcada para o sábado, dia 18 de outubro, e, por meio de petição, a defesa do ex-presidente pediu que sejam liberados para entrada os amigos menores de idade da aniversariante, a senadora Damares Alves, assim como outros amigos da família que já participam do grupo de oração na residência. Além disso, foi solicitado que o maquiador Pablo Agustin, amigo da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, possa ficar hospedado na casa nos dias 17, 18 e 19 de outubro.
Os advogados de Bolsonaro destacaram que o evento terá caráter estritamente pessoal e familiar, sem qualquer conotação pública ou política, restringindo-se ao círculo mais próximo da família. Eles enfatizaram que a celebração será um almoço simples e reservado, com a presença apenas de algumas pessoas próximas à família e à aniversariante.
Desde o dia 4 de agosto, Jair Bolsonaro está cumprindo prisão domiciliar determinada pelo ministro Alexandre de Moraes. Essa medida cautelar foi estabelecida no âmbito de um inquérito que investigou, entre outros fatos, ações para promover retaliações contra ministros do Supremo e o governo brasileiro junto ao governo dos Estados Unidos durante a gestão de Donald Trump. No mês anterior, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão na ação penal referente à chamada trama golpista.
Em meio a esse cenário jurídico delicado, o pedido de autorização para a comemoração familiar revela o esforço da defesa em garantir momentos de normalidade e convívio próximo, mesmo sob as restrições impostas pela situação atual do ex-presidente.
