Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Novo parque de inovação vira “berçário” de tecnologia em Pernambuco

O estado de Pernambuco inaugurou nesta segunda-feira (20) o Senai Park, um moderno centro de inovação e tecnologia situado no Complexo Industrial Portuário de Suape, no município de Ipojuca, região metropolitana do Recife. Com investimento inicial de R$ 100 milhões e a participação de 15 empresas parceiras, o Senai Park ocupará uma área de 1,4 hectare, equivalente a quase um campo de futebol e meio, próximo à refinaria da Petrobras Abreu e Lima e ao Porto de Suape. O empreendimento foi concebido para funcionar como um berçário de tecnologias, oferecendo infraestrutura para que indústrias possam instalar plantas-piloto — minifábricas que permitem testar e validar produtos, processos e inovações antes de sua aplicação em larga escala industrial.

O diretor de Inovação e Tecnologia do Senai-PE, Oziel Alves, ressaltou que o centro avança para a chamada “indústria do futuro”, ou indústria 4.0, que incorpora tecnologias digitais como inteligência artificial, internet industrial das coisas, manufatura aditiva (impressão 3D), gêmeos digitais e realidade aumentada. O Senai Park busca promover o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias diretamente no cenário industrial, facilitando a transferência do conhecimento científico para o mercado.

Além da inovação tecnológica, o parque terá um foco estratégico em sustentabilidade e transição energética, alinhado às preocupações globais com a descarbonização e a redução de emissões de gases de efeito estufa. Dois projetos já encaminhados envolvem a produção de baterias de lítio de baixa tensão para veículos elétricos, viabilizando a produção nacional de um componente até então importado majoritariamente da China, e iniciativas relacionadas à produção de hidrogênio verde, que trazem uma alternativa limpa para a geração de energia.

A estrutura do Senai Park foi planejada para ser modular e adaptável, permitindo que diferentes segmentos industriais possam desenvolver seus projetos tecnológicos com flexibilidade. Com a previsão de gerar inicialmente cerca de 200 empregos diretos, o centro une esforços do setor produtivo, pesquisa e ensino em um ambiente colaborativo, buscando acelerar o processo de inovação e fortalecer Pernambuco como polo de tecnologia e sustentabilidade industrial no Brasil. O parque conta com o apoio de grandes patrocinadores, como o Grupo Moura, Banco do Nordeste, e empresas do Complexo Suape, reforçando sua posição como um vetor de desenvolvimento econômico e tecnológico regional.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Centro de inovação leva transição energética para dentro da indústria
Next post Pesquisa do Butantan padroniza nomenclatura de vírus da dengue
Fechar
Menu