Home / Brasil e Mundo / Jornada de Foguetes reunirá mais de 5 mil alunos do Brasil no Rio

Jornada de Foguetes reunirá mais de 5 mil alunos do Brasil no Rio

Começa na próxima segunda-feira (3) em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, a Jornada de Foguetes, evento que reunirá os vencedores da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) 2025. Nesta edição, mais de 300 mil estudantes de todo o Brasil participaram da competição, que culminou na distribuição de 6.188 medalhas, sendo 60,2% delas para alunos da rede pública. A Jornada é o encerramento da OBAFOG, que premia alunos que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e deve reunir até dezembro cerca de 5.220 jovens de diferentes estados.

A competição acontecerá no Hotel Fazenda Ribeirão, escolhido por ter uma ampla área segura para os lançamentos dos foguetes. Na primeira etapa, que vai até 6 de novembro, participarão estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, enquanto os alunos do ensino médio, que já participaram em turmas realizadas entre agosto e outubro, retornam para novas etapas em dezembro.

Durante o evento, os estudantes não só lançam os foguetes que construíram em suas escolas como também aprendem a fabricar novos modelos, ampliando seus conhecimentos práticos e teóricos sobre o tema. Entre os foguetes feitos pelos alunos do ciclo fundamental estão os impulsionados por água e ar comprimido, fabricados com garrafas PET. Já para os níveis mais avançados, como o ensino médio, são usados outros tipos de propulsão, incluindo reações químicas com vinagre e bicarbonato de sódio, foguetes feitos com cano de PVC e propelente sólido, e ainda foguetes multiestágio, que representam o nível mais elevado da olimpíada.

Essa diversidade de níveis e tipos de foguetes permite que os estudantes desenvolvam habilidades progressivas, trabalhando conceitos de física, química e engenharia durante a experiência. A olimpíada e a Jornada estimulam a participação de escolas públicas e privadas, promovendo a inclusão e o incentivo à ciência tecnológica desde a educação básica.

Além disso, estudantes de várias regiões do país têm se destacado na OBAFOG, como os medalhistas de ouro e prata do Instituto Federal do Acre (Ifac), que conquistaram reconhecimento ao construir foguetes movidos por reações químicas entre vinagre e bicarbonato, estratégia que combina aprendizado científico com criatividade e experimentação prática.

A Jornada de Foguetes, portanto, é mais do que uma competição; é uma oportunidade educacional para milhares de jovens brasileiros aprofundarem seus conhecimentos em ciências espaciais e aplicarem conceitos científicos em projetos reais, fomentando o interesse pela astronomia, astronáutica e ciência em geral. Até o final do ano, Barra do Piraí será a capital nacional da construção e lançamento de foguetes entre estudantes de diversas idades, potencializando o desenvolvimento científico e tecnológico no país.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)