Uma emocionante exposição imersiva, intitulada “Amazônia Imersiva: narrativas indígenas”, foi aberta recentemente no Centro de Realidade Estendida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Essa experiência única busca transportar os visitantes para o coração da Amazônia, revelando a rica história e as vivências do povo indígena Mura. O projeto é gratuito e fruto da colaboração entre Humberto Salgueiro, ex-aluno da PUCPR, e os músicos Darlison e Lucas Meireles, irmãos e descendentes do povo Mura que hoje vivem no norte do Paraná.
A exposição oferece uma jornada sensorial, unindo tecnologia e cultura indígena para criar uma imersão profunda na floresta. Ela aborda temas como a chegada dos europeus à Amazônia, os impactos sobre o povo Mura e sua subsequente dispersão. Essa mostra tem o objetivo de aproximar o público urbano das narrativas da floresta, valorizando a memória, a resistência e os saberes indígenas.
Os visitantes poderão aproveitar essa experiência cultural até o dia 11 de novembro. As sessões são oferecidas ao longo do dia, das 9h às 21h, e são acessíveis a todas as idades. Para participar, basta agendar a visita no site oficial do evento. A realização dessa exposição foi viabilizada pela produtora Click Arte Cultura e Educativos e o coletivo Puxirum, que significa “trabalho coletivo” na língua Mura, e foi financiada pelo estado do Paraná através da Lei Aldir Blanc de Incentivo à Cultura. Essa iniciativa é um exemplo de como a preservação cultural pode ser promovida por meio do intercâmbio cultural e da tecnologia.

