Home / Brasil e Mundo / Rio: operação prende 23 pessoas nos Complexos da Penha e do Alemão

Rio: operação prende 23 pessoas nos Complexos da Penha e do Alemão

As forças de segurança do Rio de Janeiro deflagraram nesta terça-feira (28) a Operação Contenção, uma megaoperação com cerca de 2.500 policiais civis e militares mobilizados para prender lideranças criminosas do Comando Vermelho (CV) e conter a expansão territorial dessa facção nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da capital fluminense. Durante a ação, 23 criminosos foram presos, e quatro suspeitos morreram em confronto com a polícia, além de um policial civil que também foi fatalmente baleado.

A operação acontece em um conjunto de 26 comunidades, onde estão concentrados chefes do CV que atuam no Rio e em outros estados. A ofensiva, que inclui a participação do Grupamento de Recapturas da Secretaria de Administração Penitenciária, busca ainda identificar foragidos beneficiados pela “saidinha” e que não retornaram ao sistema prisional. Mais de um ano de investigação fundamentou a ação, que contou com mandados de busca e apreensão e prisões obtidos pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes.

Além das prisões, as forças de segurança apreenderam 10 fuzis, duas pistolas, nove motocicletas e diversos rádios comunicadores usados pelos criminosos. A operação também contou com o apoio de promotores do Ministério Público Estadual e amplia o combate à lavagem de dinheiro e outras práticas criminosas associadas ao tráfico de drogas.

Durante a ação, houve intenso confronto armado, com barricadas incendiadas nas comunidades e uso de drones para lançar explosivos por parte dos criminosos, que chegaram a fugir em fila para a parte alta do Alemão. A população local, estimada em cerca de 200 mil moradores, foi severamente impactada pelo clima de guerra instaurado na região.

Além dos quatro suspeitos mortos, a operação registrou seis policiais feridos e três civis baleados, entre eles um homem em situação de rua e uma mulher que estavam em locais públicos. Vinte e cinco homens foram detidos, dos quais cinco precisaram de atendimento médico e permanecem sob custódia.

A Operação Contenção é parte de uma estratégia contínua do governo do estado para retomar o controle das áreas dominadas por facções criminosas e interromper a expansão do Comando Vermelho, grupo que atualmente possui cerca de 100 traficantes sob investigação nas regiões da Penha e do Alemão.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)