Home / Brasil e Mundo / Capital paulista amanhece com céu encoberto e chuva

Capital paulista amanhece com céu encoberto e chuva

A sexta-feira (31) amanheceu com céu encoberto e chuva na capital paulista, marcando o início de um período de instabilidade climática que deve se estender até o domingo (2). A propagação de áreas de instabilidade provocará chuva intermitente na cidade e em diversos municípios da região metropolitana, com volumes mais significativos esperados nas zonas oeste, norte, centro e parte da zona leste. As temperaturas nesta sexta-feira não devem ultrapassar os 19°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE SP).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas acompanhadas de ventos que podem atingir até 60 km/h, com risco baixo, mas existente, de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso tem início às 10h e permanece válido até as 10h do sábado. As precipitações devem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos fortes entre 40 e 60 km/h.

No sábado, a previsão é de sol entre muitas nuvens pela manhã, com elevação da temperatura. À tarde, o tempo abafado favorece a formação de áreas de instabilidade, provocando pancadas de chuva de intensidade variável, podendo ser fortes, mas de curta duração. Os termômetros oscilam entre a mínima de 15°C e a máxima de 25°C. No domingo, a instabilidade se intensifica, com chuva prevista desde a manhã e que pode se estender até a noite, com variação de intensidade e potencial para formação de alagamentos. As temperaturas variam entre 17°C e 22°C.

No estado de São Paulo, a Defesa Civil alerta para chuvas intensas e risco de transtornos entre sexta-feira e domingo, devido à passagem lenta de uma frente fria e ao corredor de umidade proveniente da Amazônia. A instabilidade atmosférica favorecerá precipitações a qualquer hora do dia, com possibilidade de temporais mais intensos entre a tarde e a noite. Mesmo com o afastamento da frente fria no domingo, a formação do corredor de umidade manterá o padrão chuvoso, resultando em pancadas frequentes e persistentes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e acumulados moderados a elevados em diversas regiões.

A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas suscetíveis a deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores, diante das condições favoráveis a transtornos pontuais, especialmente em localidades com áreas de risco. O órgão orienta a população a acompanhar os alertas e recomendações oficiais para garantir a segurança durante o período de instabilidade.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)