Home / Brasil e Mundo / Em Belém, Lula abre Cúpula do Clima nesta quinta-feira

Em Belém, Lula abre Cúpula do Clima nesta quinta-feira

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a receber em Belém, capital do Pará, os líderes que chegam para a Cúpula do Clima, que acontece nesta quinta (6) e sexta-feira (7). Nesses dois dias serão realizadas três plenárias temáticas, com abertura feita pelo presidente. A primeira delas será na quinta-feira à tarde, com o tema “Clima e Natureza, Florestas e Oceanos”. Na sexta-feira, mais duas plenárias estão previstas, marcando o ponto alto da conferência do clima da ONU.

Nesta quinta, ainda pela manhã, Lula seguirá com os chefes de Estado que forem chegando para o espaço onde será aberta a Plenária Geral de Líderes. A fala de abertura é do presidente brasileiro. Ao longo do dia, os demais líderes farão discursos formais sobre o clima, com tempo limitado de até cinco minutos. Também são previstas falas de representantes de organizações internacionais durante essa plenária, que se estenderá ao longo de hoje e amanhã.

Também nesta quinta-feira, após abrir a plenária, o Presidente Lula receberá as lideranças mundiais em um almoço oficial para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, sigla em inglês). Durante o evento, Lula argumentará diante dos líderes sobre a importância da manutenção desse fundo para auxiliar países que mantêm florestas tropicais, como o Brasil e outros oito que têm a floresta amazônica em seus territórios.

Entre os chefes de Estado presentes estão o presidente da França, Emmanuel Macron, o chileno Gabriel Boric e o colombiano Gustavo Petro. Da Europa, também desembarcaram em Belém o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, da Espanha, Pedro Sánchez, do Reino Unido, Keir Starmer, e de Portugal, Luís Montenegro. Também participam a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e o Secretário-Geral da ONU, António Guterres. A lista inclui ainda líderes de países como Finlândia, Namíbia, Guiana, Comores, Palau, Suriname, Letônia, Síria, Suécia e Congo-Brazzaville, reforçando o caráter global e diverso da cúpula.

Belém passou por muitas obras de infraestrutura, algumas ainda em andamento, para receber delegações do mundo todo. A cidade passou a ser a capital do país de forma simbólica, efeito que vai durar até o fim da COP30, que se encerra em 21 de novembro. No começo desta semana, Lula decretou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a pedido do governador do Pará, Helder Barbalho, seguindo os mesmos procedimentos de grandes eventos internacionais realizados no país, como a Cúpula do G20 e a reunião dos BRICS no Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)