Home / Brasil e Mundo / Brasil encerra Parapan de Jovens na liderança do quadro de medalhas

Brasil encerra Parapan de Jovens na liderança do quadro de medalhas

O Brasil encerrou sua participação no Parapan de Jovens 2025, realizado em Santiago, Chile, na liderança do quadro de medalhas, mantendo o ritmo dominante durante toda a competição. No último dia de disputas, a delegação brasileira conquistou mais cinco ouros e uma prata, totalizando 99 pódios — 60 ouros, 29 pratas e 10 bronzes. Apesar de a Colômbia ter somado mais medalhas no total (116), o Brasil se destacou pelo número de ouros, seguido pelo México com 98 medalhas no total.

A bocha foi o grande destaque do Brasil no encerramento, com três ouros conquistados nas modalidades pares BC3, pares BC4 e equipes das classes BC1 e BC2. Além disso, o futebol de cegos masculino e o vôlei sentado masculino garantiram duas medalhas de ouro, enquanto a seleção feminina de vôlei sentado ficou com a prata.

A equipe brasileira contou com 120 atletas de até 23 anos, evidenciando a força e o preparo da base paralímpica do país. Outro ponto alto foi o tênis de mesa, onde os brasileiros conquistaram 15 medalhas, incluindo sete ouros em disputas individuais e de duplas, consolidando a modalidade como uma das promissoras no paralimpismo nacional.

No atletismo, o Brasil garantiu 16 medalhas em um único dia, com nove ouros, cinco pratas e dois bronzes, ressaltando a preparação de jovens talentos, incluindo revelações da Escola Paralímpica de Esportes do CPB. Assim, o país confirmou seu potencial em diversas modalidades, garantindo o topo do ranking do Parapan de Jovens e ressaltando o investimento no esporte paralímpico juvenil.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)