A partir desta quarta-feira (12), os usuários do aplicativo GOV.BR passam a receber notificações personalizadas sobre o vencimento do passaporte, graças a uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF). Essas mensagens são enviadas via Caixa Postal do aplicativo em três momentos estratégicos: oito meses antes do vencimento, três meses antes e após o documento expirar. A iniciativa visa facilitar o planejamento dos cidadãos e evitar transtornos em viagens internacionais, com a expectativa de que, em 2026, mais de 1,9 milhão de pessoas sejam notificadas para renovação do passaporte.
Para ter acesso a essas notificações, os usuários precisam ter uma conta nos níveis Prata ou Ouro na plataforma GOV.BR. O nível Prata é obtido por reconhecimento facial comparando a foto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou validação dos dados em alguns bancos credenciados. O nível Ouro, que garante acesso a qualquer serviço público digital com alta segurança, exige reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
A Caixa Postal do GOV.BR, disponível desde fevereiro, permite o envio de diversas informações personalizadas, tendo já enviado mais de 30 milhões de mensagens sobre serviços como Enem, Meu SUS Digital, emissão de certificados digitais, entre outros. Atualmente, a plataforma reúne 4,6 mil serviços digitais federais e cerca de 8,7 mil serviços estaduais e municipais, incluindo opções muito utilizadas pelos brasileiros, como Assinatura GOV.BR, Meu INSS e Carteira Digital de Trânsito.
Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, essa iniciativa simplifica a vida dos usuários e fortalece a confiança nas instituições públicas, representando um avanço na transformação digital dos serviços públicos no Brasil. Os usuários do aplicativo receberão notificações sempre que houver novas mensagens na Caixa Postal, promovendo maior proximidade e eficiência no atendimento ao cidadão.

