Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Inep libera gabarito do primeiro dia do Enem 2025

# Inep divulga gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde desta quinta-feira (13 de novembro) os gabaritos oficiais das provas objetivas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A divulgação marca uma mudança histórica no procedimento de liberação dos resultados, já que pela primeira vez o Inep separou a publicação dos gabaritos em duas datas distintas. Até 2024, todas as respostas das provas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática eram publicadas simultaneamente, alguns dias após o segundo domingo de realização do exame.

O material já está disponível no portal do Inep e organizado por dia de aplicação e pela cor dos cadernos de questões. Os candidatos encontram os gabaritos dos cadernos azul, amarelo, branco e verde, permitindo que aproximadamente 3,5 milhões de estudantes que realizaram as provas no último domingo (9 de novembro) possam conferir suas respostas e fazer uma estimativa preliminar de seu desempenho.

Nas provas do primeiro dia, foram aplicadas 90 questões objetivas de múltipla escolha, sendo 45 de linguagens e códigos, que abrangem língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, além de 45 questões de ciências humanas, cobrindo história, geografia, filosofia e sociologia. Os candidatos também realizaram a redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

O Inep também disponibilizou os cadernos de provas com recursos de acessibilidade, incluindo versões em braile, Libras, com fonte ampliada e superampliada, além de adaptações para leitores de tela que utilizam software para capturar informações de texto e transformá-las em fala. O material pode ser acessado e baixado com suporte do Dosvox, um programa que se comunica por meio de síntese de voz.

É importante ressaltar que o número de acertos não determina a nota final do candidato. O Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular o desempenho dos estudantes, um método que considera a coerência das respostas corretas e avalia o conhecimento do participante. Este modelo matemático identifica a consistência das respostas de acordo com o grau de dificuldade de cada questão, o que significa que duas pessoas com o mesmo número de acertos podem receber notas diferentes dependendo de qual questões acertaram.

As provas do Enem 2025 foram aplicadas no último domingo em 164.906 salas de aula, distribuídas em 1.805 municípios de todas as 27 unidades da federação. No próximo domingo (16 de novembro), os candidatos retornam para o segundo e último dia de aplicação do exame, quando serão testados em ciências da natureza e matemática, em um total de 90 questões que devem ser respondidas em 5 horas.

Para candidatos que precisem de reaplicação das provas por motivos de doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos, o Inep oferece a oportunidade de refazer o exame nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para solicitar a reaplicação, exclusivamente na Página do Participante no portal do Inep, vai de 17 de novembro até as 12 horas (horário de Brasília) do dia 21 de novembro. Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais também têm garantida a reaplicação do exame nessas datas.

Os resultados individuais do Enem, incluindo as notas de todas as provas e da redação, serão divulgados posteriormente em janeiro de 2025, em data a ser confirmada pelo Instituto.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Após operação da PF, ex-prefeito de Lajeado deixa o governo estadual
Next post Secult-PB assina Termo de Fomento para manutenção e conservação da Fortaleza de Santa Catarina
Fechar
Menu