Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

# Segundo dia do Enem 2025: tudo o que você precisa saber antes de entrar na sala

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2025 (Enem) será realizado neste domingo, 16 de novembro, em 1.805 municípios das 27 unidades da federação. Os procedimentos de segurança seguem os mesmos adotados no primeiro dia de exame. Os inscritos confirmados resolverão 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 itens de matemática e mais 45 questões de ciências da natureza, que incluem química, física e biologia.

No domingo anterior (9), dos mais de 4,81 milhões inscritos confirmados no exame, 27% faltaram ao primeiro dia de provas. Ainda assim, esses candidatos podem comparecer no segundo dia de provas, no local indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição, acessível na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os participantes afetados por problemas logísticos, como desastres naturais, ou acometidos por doenças infecciosas listadas no edital, terão direito à reaplicação da prova. É o caso dos 106 candidatos do município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, que foram impedidos de fazer a prova após o tornado que devastou a região na véspera do exame. As provas para os casos deferidos pelo Inep serão reaplicadas em 16 e 17 de dezembro.

## Cronograma do dia

Os portões serão abertos às 12 horas e fechados rigorosamente às 13 horas, sem qualquer tolerância. A abertura dos portões garante tempo suficiente para organização e identificação dos participantes, mas após o fechamento, nenhuma entrada será permitida. As provas começam oficialmente às 13 horas e 30 minutos e terminam às 18 horas e 30 minutos. Esse tempo é 30 minutos mais curto em relação ao primeiro dia, pois no segundo domingo não há redação nem questões de linguagens e códigos.

A saída dos candidatos sem o caderno de provas será permitida apenas a partir das 15 horas e 30 minutos. Antes desse horário, nenhum participante pode deixar a sala, exceto em casos excepcionais previstos em edital. Quem deseja levar o caderno de questões só poderá sair a partir das 18 horas, ou seja, 30 minutos antes do término oficial da aplicação. Essa regra evita o vazamento de informações e garante a segurança do processo avaliativo.

O participante com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Inep terá direito a 60 minutos extras. No caso de solicitação aprovada para o recurso de videoprova em Libras, o acréscimo será de 120 minutos.

## Documentação obrigatória

Para fazer o Enem, o participante deve apresentar um documento de identificação original com foto, emitido por órgãos oficiais, conforme especificado em edital. Embora não seja obrigatória a apresentação do cartão de inscrição no dia do exame, o Inep recomenda levar o documento impresso para facilitar o acesso ao local de prova e evitar contratempos. Quem precisar comprovar presença no exame deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornecerá comprovante de presença após a aplicação do exame.

Para participantes estrangeiros, é obrigatória a apresentação de um dos seguintes documentos oficiais e originais com foto: passaporte; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; ou cédula de identidade civil ou documento equivalente de países do Mercosul. Além disso, não será mais aceito o Boletim de Ocorrência em caso de perda de documentos físicos.

## Objetos permitidos e proibidos

O uso de equipamentos eletrônicos é proibido durante toda a aplicação. Celulares, relógios inteligentes, garrafa ou copo digital, cigarro eletrônico e outros dispositivos devem estar desligados e guardados dentro do envelope porta-objetos lacrado, fornecido pelo chefe de sala. Esse envelope deve permanecer debaixo da carteira durante toda a prova. Importante: se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do exame.

Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros; artigos de chapelaria como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente; lápis; lapiseira; borrachas; réguas; corretivos; protetor auricular; e quaisquer outros objetos estranhos à realização do exame. Artigos religiosos, como burca e quipá, devem ser vistoriados pelo coordenador.

Os itens obrigatórios que os candidatos devem levar são: documento de identidade com foto, caneta preta feita de material transparente e o número de inscrição (decorado ou anotado).

## Lanches e bebidas

Lanches são permitidos, desde que passem por vistoria do chefe de sala. A inspeção é obrigatória e faz parte das medidas de segurança adotadas pelo Inep. É importante que o participante leve água e alimentos leves para manter a energia durante o exame. No entanto, itens estranhos ou materiais não autorizados serão recolhidos. Bebidas alcoólicas são expressamente proibidas, assim como cigarro, inclusive eletrônico, e drogas ilícitas.

## Motivos que causam eliminação

No primeiro dia do Enem 2025, mais de 3 mil candidatos foram eliminados. Entre eles está o caso do candidato de Manaus (AM) que viralizou nas redes, eliminado do Enem 2025 devido ao bip de relógio durante a prova. Sinais sonoros emitidos por dispositivos eletrônicos é um dos motivos que causa eliminação no exame. Outras situações que podem eliminar os candidatos incluem: sair da sala de aplicação antes das duas horas mínimas; utilizar materiais impressos durante a aplicação do exame; iniciar as provas antes das 13 horas e 30 minutos ou da autorização do chefe de sala; fazer anotações no Cartão-Resposta ou qualquer material de aplicação antes da autorização do chefe de sala; desrespeitar ou descumprir orientações da equipe de aplicação; comunicar-se verbalmente ou por escrito com outros candidatos a partir das 13 horas; registrar ou divulgar, por imagem, vídeo ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no Enem; recusar-se injustificadamente a realizar a identificação especial; não aguardar na sala de provas entre 13 horas e 13 horas e 30 minutos para procedimentos de segurança, exceto para ir ao banheiro acompanhado por um fiscal; e portar armas de qualquer espécie.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Governo da Paraíba apoia programação da 1ª Expopatos
Next post Funcionáría da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes
Fechar
Menu