Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Enem 2025: candidatos fazem prova de matemática e ciências da natureza

# Segundo dia do Enem 2025 é aplicado neste domingo em todo o país

As provas da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 são realizadas neste domingo, 16 de novembro, a partir das 13h30, no horário de Brasília, em 1.805 municípios nas 27 unidades da Federação. Os portões dos locais de provas abrem às 12h e fecham às 13h.

No primeiro domingo de provas, realizado em 9 de novembro, mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados no exame tiveram a oportunidade de participar, com 3,5 milhões de candidatos, representando 73% dos inscritos, comparecendo às avaliações. Os candidatos que não compareceram no primeiro dia podem participar do segundo dia de provas.

Neste segundo dia, os inscritos confirmados avaliarão seus conhecimentos por meio de 45 questões de múltipla escolha de matemática e 45 questões de ciências da natureza, que englobam química, física e biologia. As provas têm duração máxima de 5 horas e se encerram às 18h30.

A saída dos participantes é autorizada a partir das 15h30, sem o caderno de questões. Aqueles que desejarem levar consigo o caderno de provas poderão deixar o local a partir das 18h, trinta minutos antes do encerramento da aplicação regular. Os candidatos devem apresentar um documento oficial com foto para entrar no local da prova, sendo aceitos RG, CNH ou CIN, tanto nas versões físicas quanto digitalizadas.

Embora não seja obrigatória a apresentação do Cartão de Confirmação de Inscrição no dia do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) recomenda levar o documento impresso para facilitar o acesso ao local de prova e evitar contratempos. O cartão apresenta informações essenciais para o exame, como o local de prova, data e horário das aplicações, número de inscrição, além de dados sobre atendimento especializado e nome social, quando solicitados, e o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira.

Candidatos que residem ou farão a prova em municípios do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul devem observar que o horário local está uma hora a menos em relação ao horário de Brasília, fazendo com que o exame comece às 12h30. No Acre, estado com duas horas a menos, a prova será aplicada às 11h30 no horário local.

Exceções ocorrem em três municípios do Pará. Em Belém, Ananindeua e Marituba, o segundo dia do Enem está marcado para 7 de dezembro, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém durante o período de aplicação regular do exame.

Para os participantes afetados por problemas logísticos, como desastres naturais, está garantida a reaplicação do exame. O município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, atingido por um tornado na tarde de sexta-feira, 7 de novembro, é um exemplo de localidade que terá essa oportunidade. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. O pedido de reaplicação deve ser solicitado a partir desta segunda-feira, 17 de novembro, até sexta-feira, 21 de novembro, pela Página do Participante.

Os resultados do Enem 2025 serão divulgados em 16 de janeiro de 2026, permitindo que os estudantes participem de processos seletivos no ensino superior, tanto em instituições públicas quanto privadas, através de iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Hoje é Dia destaca consciência negra, trânsito e Rachel de Queiroz
Next post Peças pré-colombianas do Museu do Marajó são digitalizadas em 3D
Fechar
Menu