# Inep divulga seleção de elaboradores de questões de provas médicas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no fim de semana o resultado definitivo da chamada pública para cadastrar e selecionar professores de cursos de medicina que vão elaborar questões para compor o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES) para exames de formação médica. A iniciativa busca fortalecer a qualidade das avaliações da formação médica no país, garantindo que os itens de prova sejam elaborados por profissionais qualificados e seguindo rigorosos padrões técnicos.
Os exames abrangidos pela seleção são o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior (Revalida) e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Esses exames desempenham papéis fundamentais na avaliação da competência de médicos formados no exterior e na verificação da qualidade da formação médica no Brasil, respectivamente.
Para participar do processo seletivo, os interessados em compor o BNI-ES precisaram atender a critérios rigorosos. Era necessário possuir diploma de graduação em medicina emitido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação e comprovar atuação como docente em cursos de medicina. Além disso, era exigido título de especialização, seja de caráter stricto sensu ou lato sensu, em pelo menos uma das seguintes áreas: clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, saúde coletiva ou saúde mental. Os candidatos não poderiam ser servidores do Ministério da Educação, Inep ou órgãos vinculados.
O processo de inscrição ocorreu entre 13 de outubro e 7 de novembro de 2025, com prorrogação do prazo inicial. As inscrições foram realizadas exclusivamente online, através do Sistema BNI, e exigiram a apresentação de documentação comprobatória, incluindo diploma de graduação em medicina, declaração de exercício de atividade docente assinada pelo coordenador ou dirigente da instituição, termos de conhecimento e compromisso de sigilo, e comprovante de titulação de pós-graduação.
A seleção previu também reserva de vagas para grupos historicamente sub-representados nas instituições de ensino superior, contemplando pretos, pardos e quilombolas (20%), indígenas (3%) e pessoas com deficiência (5%), mediante autodeclaração e comprovação documental.
O procedimento de seleção funcionou em etapas bem definidas. Primeiramente, houve análise dos requisitos básicos de caráter eliminatório, na qual foram conferidos todos os documentos exigidos. Em seguida, realizou-se avaliação qualitativa classificatória, que analisou a titulação, tempo de docência e experiência em elaboração de itens dos candidatos. Nesta fase, os candidatos poderiam alcançar até 170 pontos, conforme critérios específicos estabelecidos no edital. O resultado provisório foi publicado em 12 de novembro, permitindo que os interessados verificassem as razões de eventuais reprovações e apresentassem recursos para ajustar e complementar a documentação. O resultado final foi divulgado em 14 de novembro, seguido pela convocação dos selecionados para a etapa de capacitação.
Os docentes convocados contribuirão para elaborar itens nas seguintes áreas médicas: cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, saúde coletiva, pediatria e saúde mental. A convocação foi enviada individualmente a cada candidato aprovado no endereço de email informado durante o ato da inscrição, trazendo instruções de acesso, datas específicas das atividades e informações sobre a plataforma na qual a formação seria realizada.
A capacitação representa o primeiro momento de preparação técnica dos profissionais que elaborarão itens para as avaliações de formação médica. Nessa fase, os participantes recebem orientações aprofundadas sobre método, diretrizes de construção de itens e padrões de qualidade exigidos nos exames. De acordo com o cronograma estabelecido, as primeira oficinas de elaboração de itens ocorreriam entre 26 de novembro e 31 de dezembro de 2025, com posterior análise para aceite ou descarte dos itens produzidos até 31 de março de 2026. A presença em todas as etapas da capacitação foi estabelecida como condição indispensável para que o docente avançasse para a oficina de elaboração de itens. A recusa da área atribuída, o não cumprimento das orientações ou a ausência injustificada poderiam resultar na exclusão do docente do processo.
Todos os editais de convocação para capacitação por área médica foram disponibilizados na página do Banco Nacional de Itens da Educação Superior no site do Inep, com a classificação dos docentes identificados pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a respectiva pontuação final. No caso dos candidatos reprovados, o edital também publicou as justificativas para a reprovação, permitindo maior transparência do processo seletivo.

