Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Banco Central oficializa liquidação da Master Corretora

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da Master Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Imobiliários, oficializando a medida por meio de comunicado nesta terça-feira, 18 de novembro de 2025. A empresa EFB Regimes Especiais de Empresas foi nomeada como liquidante extrajudicial com amplos poderes para administração e representação da corretora, tendo Eduardo Felix Bianchini como responsável técnico. A decisão está associada à Operação Compliance Zero, que também resultou na prisão do proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro, na cidade de Guarulhos, São Paulo, e o conduziu à Superintendência da Polícia Federal na capital paulista.

A liquidação foi decretada menos de 24 horas após a aquisição do Banco Master pela Fictor Holding Financeira. Investigações apontam que a operação visava combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições ligadas ao Sistema Financeiro Nacional. Além da prisão de Vorcaro, mandados de prisão preventiva, temporária e busca e apreensão foram cumpridos em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

Com a liquidação extrajudicial, o Banco Central também decretou a indisponibilidade dos bens dos controladores e ex-administradores do grupo, que envolvem pessoas e empresas como Master Holding Financeira S.A., 133 Investimentos e Participações Ltda., e os executivos Armando Miguel Gallo Neto, Daniel Bueno Vorcaro e Felipe Wallace Simonsen, entre outros.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou que o processo conduzido pelo Banco Central é robusto e que o governo está pronto para colaborar com as consequências da medida. Entre as medidas referentes à liquidação está o acionamento do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que indenizará investidores e correntistas, respeitando os limites de cobertura de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ por instituição financeira, com limite global de até R$ 1 milhão em quatro anos. O FGC iniciará o pagamento das garantias assim que receber as informações consolidadas dos clientes da Master, enviadas pelo liquidante.

Além disso, o Banco Central decretou também um regime de administração especial temporária (Raet) de até 120 dias para o Banco Master Múltiplo S.A., durante o qual as atividades seguem normalmente, mas os atuais dirigentes foram substituídos pela EFB Regimes Especiais de Empresas, a mesma nomeada liquidante da corretora.

A liquidação extrajudicial representa, na prática, a interrupção das operações das instituições, antecipando vencimentos das obrigações e retirando o grupo do Sistema Financeiro Nacional. O impacto dessa decisão deve ser acompanhado nas próximas semanas, especialmente no que diz respeito à proteção dos investidores e à estabilidade do sistema financeiro brasileiro.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Orquestra Sinfônica da Paraíba comemora 80 anos com concerto no Theatro Santa Roza
Next post Publicadas portarias de demarcação de 10 terras indígenas
Fechar
Menu