Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Central de Transplantes da Paraíba registra aumento de 25% nas doações de coração em 2025

A Central Estadual de Transplantes registrou, na noite dessa terça-feira (25), a 15ª doação de coração do ano, e com isso um aumento de 25% no número de doações do órgão no estado, em comparação com o ano de 2024, quando aconteceram 12 doações. 

O paciente doador tinha 28 anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Trauma de Campina Grande desde o último dia 19 de novembro, quando deu entrada vítima de um politraumatismo e trauma cranioencefálico (TCE) grave. Essa foi a segunda doação em menos de uma semana. A última aconteceu no dia 21, quando um doador de 30 anos, doou o coração, o fígado, os rins e as córneas. O caso marcou a realização do primeiro transplante cardíaco pediátrico da Paraíba, tendo um adolescente de 14 anos como receptor.

O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, ressalta que o avanço do serviço e aumento dos números reflete o compromisso do Governo do Estado com a causa. “Esse aumento nas doações mostra a confiança das famílias no nosso trabalho e reforça o compromisso de toda a rede de saúde com a vida. Estamos colhendo o resultado direto das capacitações contínuas e da preparação das equipes em todas as regiões do estado. Um grande exemplo é o Sertão, que este ano registrou sua primeira doação de múltiplos órgãos e também a primeira doação de coração, viabilizada graças ao serviço de transporte aeromédico,” afirmou.

Além do coração, a família também autorizou a doação do fígado, dos rins e das córneas. Com o gesto, seis pessoas deixaram a lista de espera por transplante.

O primeiro órgão retirado durante a cirurgia de captação foi o coração, que foi levado sob escolta da Polícia Rodoviária Federal até João Pessoa, onde encontrou a receptora, de 31 anos. Os demais órgãos foram encaminhados para pacientes prioritários da lista.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, enfatizou a importância da sensibilização no processo de doação. “Os avanços que alcançamos este ano mostram o quanto o diálogo e a sensibilização das famílias fazem diferença. Em um momento de dor, elas dizem ‘sim’ à vida, e esse gesto de generosidade transforma destinos. Cada autorização reflete a confiança no nosso trabalho e reafirma que a doação de órgãos é um ato de amor que continua salvando vidas todos os dias”, destacou.
 
A Paraíba já registrou 41 doações de múltiplos órgãos e tecidos e a realização de 220 transplantes em 2025, e 804 pacientes ainda aguardam na lista de espera.

Previous post Moraes manda Bolsonaro explicar uso de celular por Nikolas em visita
Next post Conselho do FGTS libera uso do fundo para imóveis de até R$ 2,25 mi
Fechar
Menu