Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, realizarão as provas em datas diferenciadas, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30) na capital paraense. Essa mudança atende a questões logísticas relacionadas ao evento internacional, que ocorre no mesmo período das aplicações regulares do exame em outras unidades da federação.
No primeiro dia, 30 de novembro, serão aplicadas provas de linguagens, incluindo língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, assim como as provas de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e a redação. É importante destacar que a redação nessa aplicação específica terá um tema distinto do aplicado nas datas regulares, porém seguirá a mesma matriz de correção, garantindo a equivalência das notas entre os participantes dessas localidades e os demais candidatos.
No segundo dia, 7 de dezembro, os participantes responderão questões de ciências da natureza, matemática e suas respectivas tecnologias. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assegura que o nível de dificuldade das provas nas datas diferenciadas é equivalente ao das provas regulares por meio da utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo matemático que avalia a consistência e o padrão das respostas com base no grau de dificuldade das questões, garantindo assim equidade e isonomia.
O estado do Pará registrou mais de 289 mil inscrições confirmadas para o Enem 2025, com predominância de candidatos autodeclarados pardos e pretos, além de participantes indígenas. Em Belém, são mais de 82 mil inscritos, enquanto Ananindeua e Marituba contam com aproximadamente 26 mil e 4,6 mil inscritos, respectivamente. Cerca de 71,5% dos concluintes do ensino médio inscritos no estado são oriundos da rede pública.
Para os participantes dessas cidades que não puderem comparecer nas datas específicas, seja por problemas logísticos ou questões de saúde, O Inep abrirá um período de solicitação de reaplicação da prova, de 8 a 12 de dezembro de 2025, com análise individual de cada pedido. Além disso, estudantes concluintes do ensino médio em 2025 que fazem parte do programa Pé-de-Meia e que participarem de ambos os dias de exame poderão receber um incentivo financeiro adicional de R$ 200, depositado em conta da Caixa Econômica Federal.
O resultado final do Enem 2025 será divulgado em janeiro, com data a ser definida pelo Inep. As notas obtidas no exame podem ser utilizadas para diversas finalidades, tais como ingresso em universidades públicas e privadas, obtenção de bolsas de estudo, financiamento estudantil, ingresso sem vestibular, estudos em Portugal, autoavaliação dos treineiros e certificação de conclusão ou proficiência do ensino médio. Os candidatos dessas três cidades paraenses devem conferir o local de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível futuramente na Página do Participante, pois o documento será divulgado posteriormente em razão das datas diferenciadas.

