Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Semob-JP define operação de trânsito e transporte para 262ª Romaria de Nossa Senhora da Penha

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu o esquema especial de trânsito e transporte para garantir a segurança dos fiéis, a fluidez no tráfego e o bom funcionamento do transporte público durante a Romaria de Nossa Senhora da Penha, que será realizada neste sábado (29) e se estenderá até as primeiras horas do domingo (30). Em 2025, o evento completa 262 anos de tradição e deve reunir mais de 500 mil romeiros em um dos maiores atos de fé do estado.

Ao longo dos 14 quilômetros de percurso, entre a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro, e o Santuário de Nossa Senhora da Penha, serão executadas diversas intervenções no trânsito, incluindo bloqueios e desvios. Paralelamente ao plano de trânsito, a Semob-JP também garantirá uma ampla oferta de ônibus para o retorno dos fiéis após o encerramento da romaria. De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE, 120 agentes atuarão na operação, tanto nas ruas quanto no monitoramento por câmeras.

“Como ocorre todos os anos, nossas equipes estarão mobilizadas na tradicional Romaria de Nossa Senhora da Penha, que chega aos seus 262 anos. Realizamos várias reuniões junto à comissão organizadora e a outros órgãos públicos para definir todos os detalhes e assegurar o sucesso do evento, priorizando a segurança dos milhares de romeiros que participam dessa grande manifestação de fé”, afirmou o superintendente.

Percurso

A Romaria da Penha terá início às 22h, partindo da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado. Os fiéis seguirão pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), Avenida Principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, a partir do Shopping Mangabeira, até o Santuário de Nossa Senhora da Penha. No local, as homenagens à santa seguirão até o amanhecer do domingo (30), marcando o encerramento das celebrações.

Bloqueios e desvios

No Centro da cidade, a partir da manhã deste sábado, o trecho da Avenida João Machado entre as ruas Trincheiras e Rodrigues Chaves será interditado para a montagem do palco da missa, bloqueando o sentido Cemitério Boa Sentença. Às 16h, uma das faixas no sentido Centro/bairro será ocupada para o posicionamento dos trios elétricos. Já a partir das 18h, com a chegada da imagem da santa e o aumento do público, o bloqueio será ampliado, resultando na interdição total da via.

Transporte

Para facilitar o deslocamento na volta da romaria, a Semob-JP preparou duas áreas de embarque na PB-008: uma no sentido Estação Cabo Branco e outra no sentido Centro de Convenções. Mais de 100 ônibus estarão disponíveis a partir das 4h da manhã de domingo, partindo da entrada do bairro da Penha. Caso a demanda aumente, a frota poderá ser reforçada conforme avaliação dos agentes nos pontos de parada.

A partir das 3h, o Terminal de Integração do Varadouro (TIV) também contará com veículos à disposição, que serão direcionados aos bairros conforme a necessidade observada pela equipe de supervisão da Semob-JP e pelos consórcios de transporte. O quadro operacional volta à normalidade às 6h da manhã de domingo.

Mais informações e detalhes sobre as operações estão disponíveis no site portal.semobjp.pb.gov.br.

Tags
Previous post Eleições 2026: Luiz Couto anuncia apoio à candidatura de João Azevêdo ao Senado
Next post Procon-JP alerta consumidor a priorizar atendimento pelo WhatsApp
Fechar
Menu