Home / Brasil e Mundo / Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão conhecidos nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão conhecidos nesta segunda

Os candidatos aprovados na primeira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025 já podem conferir, a partir das 16h desta segunda-feira (1º), os locais onde realizarão as provas discursivas, que ocorrerão em 7 de dezembro. A segunda fase do certame será aplicada em 228 cidades distribuídas por todas as unidades da Federação, repetindo o alcance territorial da primeira etapa realizada em 5 de outubro. Os locais específicos estarão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, acessível pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso, mediante CPF e senha do Gov.br.

O CPNU 2025, conhecido como o “Enem dos Concursos”, oferta 3.652 vagas em 32 órgãos federais, com 3.144 posições para nível superior e 508 para o nível intermediário. Destas, 2.480 vagas são para preenchimento imediato e 1.172 para provimento a curto prazo. O concurso registrou 761.528 inscrições válidas, abrangendo candidatos de todos os estados e quase 5 mil municípios. O modelo de inscrição mantém a possibilidade de candidatura a múltiplos cargos dentro de um mesmo bloco temático, divididos em nove blocos.

No dia da prova discursiva, os portões serão fechados pontualmente às 12h30, horário de Brasília. Para os cargos de nível superior, a prova terá duração de três horas, das 13h às 16h, e consistirá em duas questões discursivas totalizando 45 pontos, avaliadas com base em conhecimentos específicos (50%) e domínio da língua portuguesa (50%). Já os candidatos a cargos de nível intermediário farão uma redação dissertativa de até 30 linhas, com valor máximo de 30 pontos, cuja avaliação será 100% centrada no domínio da língua portuguesa, aplicando-se critérios como estrutura textual, coerência, coesão e ortografia. A redação deve ser escrita à mão, com caneta azul ou preta, sendo considerada apenas a versão transcrita na folha definitiva.

Os candidatos devem portar o cartão de confirmação impresso no dia da prova para facilitar sua localização nas salas de aplicação, embora isso não seja obrigatório. O concurso visa ampliar o acesso ao serviço público federal, com aplicação das provas em cidades próximas à residência dos candidatos para facilitar a participação, reforçando o caráter inclusivo do certame. Após a fase discursiva, a previsão é de que o resultado final seja divulgado até o final de janeiro de 2026, com convocações para posse previstas até junho do mesmo ano.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)