O Ministério da Educação (MEC) definiu como meta principal para os próximos anos alcançar 100% de cobertura do ensino integral em todas as regiões do país até 2026. Atualmente, cerca de 90% dos territórios já contam com matrículas nesse modelo, e o governo pretende fechar o plano de ação para consolidar a ampliação do programa ainda neste ano. A secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, destacou que a prioridade é garantir não apenas a expansão, mas também a qualidade do ensino integral, com foco em formação de professores, infraestrutura adequada e integração com outras políticas públicas.
Além do ensino integral, o MEC espera atingir 64% das crianças alfabetizadas na idade correta até 2026, além de ampliar o acesso das escolas à internet para fins pedagógicos, com a meta de alcançar 80% das unidades conectadas até o final do período. Hoje, cerca de 64% das escolas já possuem conexão. Outra prioridade é consolidar o Programa Pé-de-Meia como política educacional, garantindo que os estudantes do ensino médio não apenas estejam matriculados, mas também engajados, aprendendo e avançando de ano.
O governo também lançou o Compromisso Nacional Toda Matemática, que busca integrar as redes de ensino de forma semelhante ao pacto pela alfabetização na idade certa, reforçando a importância de uma abordagem pedagógica ampla e colaborativa. Para Katia Schweickardt, a educação integral vai além da ampliação da jornada escolar: é necessário investir na formação dos professores, garantir espaços adequados para atividades artísticas, esportivas e de lazer, e promover uma atuação intersetorial com áreas como saúde, cultura e esporte.
A secretária ressaltou ainda que o currículo e as atividades devem ser pensados de acordo com as particularidades de cada região, respeitando as necessidades e riquezas locais. O objetivo é que a escola se torne um espaço de desenvolvimento integral, que ultrapasse os muros da instituição e se integre à comunidade, promovendo aprendizagem significativa e inclusiva para todos os estudantes.

