Home / Brasil e Mundo / Brasil encontra velhos conhecidos na primeira fase da Copa

Brasil encontra velhos conhecidos na primeira fase da Copa

A FIFA realizou nesta sexta-feira (5), no Kennedy Center em Washington, o sorteio que definiu os grupos da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. O Brasil ficou no Grupo F, onde enfrentará três seleções: Marrocos, Escócia e Haiti.

O primeiro adversário será o Marrocos, equipe africana que teve destaque na Copa de 2022 ao alcançar o quarto lugar. O time comandado pelo técnico Walid Regragui conta com o lateral Achraf Hakimi, peça-chave também no Paris Saint-Germain. O Brasil e Marrocos já se enfrentaram em Copas antes, na fase de grupos da edição de 1998, com vitória brasileira por 3 a 0. Mais recentemente, em março de 2023, os marroquinos venceram o Brasil por 2 a 1 em amistoso disputado em Tânger, no Marrocos, em jogo que marcou o início do ciclo de preparação para o Mundial de 2026, com o Brasil dirigido interinamente por Ramon Menezes.

Seis dias após o jogo com Marrocos, o Brasil enfrentará o Haiti, adversário inédito em Copas do Mundo, já que as seleções nunca se mediram em Mundiais. O Haiti retorna ao torneio após um hiato de mais de 50 anos e seu elenco é comandado pelo técnico francês Sébastien Migné. Entre seus destaques está o zagueiro Ricardo Adé, que teve papel importante na campanha da LDU, do Equador, na última Copa Libertadores.

O terceiro compromisso brasileiro na fase de grupos será contra a Escócia, adversário que tem longa história de confrontos contra o Brasil em Copas do Mundo. Os dois times se enfrentaram quatro vezes em Mundiais, com o Brasil tendo três vitórias e um empate. A Escócia, atualmente 36ª colocada no ranking da FIFA, não disputa a Copa desde 1998. O time escocês é dirigido pelo técnico Steve Clarke e conta com o volante Scott McTominay, que atua pelo Napoli, da Itália.

A Copa do Mundo de 2026 marcará uma nova era no futebol mundial, com a expansão do torneio para 48 seleções distribuídas em 12 grupos de quatro equipes. Os três países-sede (Estados Unidos, México e Canadá) estão automaticamente classificados como cabeças de chave em seus grupos, assim como Brasil, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. A primeira fase da competição ocorrerá de 11 a 27 de junho de 2026, com os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros avançando para as eliminatórias, que começam em 28 de junho. A grande final está marcada para 19 de julho de 2026.

O sorteio e o novo formato criam desafios inéditos para as seleções, que terão um caminho mais longo e carregado de jogos, exigindo preparação e estratégia para alcançar o tão esperado hexa pelo Brasil em solo norte-americano.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)