Jovens de todo o Brasil que concluíram o ensino médio podem se candidatar até o meio-dia do dia 23 de dezembro para ingressar no bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA Tech, programa de graduação gratuito do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), financiado pelo governo federal. Esta será a terceira turma do curso, inaugurado em 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Estão disponíveis até 100 vagas, sendo que 80% são reservadas para alunos com melhor desempenho em cinco olimpíadas científicas, incluindo a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e outras, enquanto os 20% restantes destinam-se aos estudantes com as melhores notas na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos devem optar, no momento da inscrição, por concorrer via olimpíadas ou Enem.
O curso é presencial, com duração de quatro anos em regime integral, localizado no Porto Maravalley, um hub de inovação na zona portuária do Rio de Janeiro que abriga empresas e startups, criando um ambiente propício à colaboração entre academia e mercado. O currículo é interdisciplinar, com um primeiro ano de ciclo básico, seguido por três anos de especialização, nos quais os alunos escolhem entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados ou Física.
Entre os benefícios oferecidos estão alojamento estudantil, bolsa alimentação, auxílio financeiro e passagens aéreas custeadas para o início do ano letivo no Rio de Janeiro. A coordenadora do curso, Nara Bobko, destaca que o processo seletivo valoriza as melhores notas de matemática no Enem dos últimos três anos para os inscritos nessa modalidade. O processo seletivo será realizado em duas etapas, incluindo avaliações e entrevistas individuais online, com previsão de divulgação da lista final de aprovados para fevereiro de 2026, e início das aulas em março do mesmo ano.
O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, ressalta que o IMPA Tech visa formar profissionais altamente qualificados para o mercado de tecnologia e inovação, capacitando-os a aplicar ferramentas avançadas da matemática em áreas como inteligência artificial, machine learning e segurança da informação. Os alunos das primeiras turmas já demonstram engajamento e potencial, com oportunidades tanto na carreira acadêmica quanto no setor industrial, graças à sólida formação e ao currículo avançado que oferece disciplinas em nível de mestrado.

