Home / Brasil e Mundo / Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

Os beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) final 2 recebem nesta quinta-feira (11) o Auxílio Gás de dezembro no valor de R$ 110. O programa, que tem duração prevista até o fim de 2026, atende cerca de 4,4 milhões de famílias neste mês. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição no final de 2022, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de gás de cozinha de 13 kg, conforme a média nacional estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O Auxílio Gás é pago a cada dois meses e segue o calendário do Bolsa Família, com pagamentos previstos até o dia 23 de dezembro para beneficiários com NIS final 0. Para ter direito ao benefício, é necessário estar incluído no CadÚnico e ter pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A legislação que criou o programa prioriza o pagamento à mulher responsável pela família, com destaque especial para mulheres vítimas de violência doméstica.

Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que tem como objetivo substituir gradualmente o Auxílio Gás. Diferentemente do benefício em dinheiro, o Gás do Povo oferece às famílias a retirada do botijão de gás diretamente em revendedoras credenciadas, visando maior controle na entrega, redução de fraudes e a garantia de que o recurso seja utilizado exclusivamente para a compra do gás liquefeito de petróleo (GLP). A expectativa é que o programa amplie para cerca de 15 milhões o número de famílias beneficiadas, triplicando o alcance do Auxílio Gás.

A partir de novembro, o Gás do Povo começou a ser distribuído para cerca de 1 milhão de famílias em capitais como Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina. Essa iniciativa marca uma mudança importante na política pública de apoio à população de baixa renda para a aquisição do gás de cozinha, fundamental no orçamento doméstico dessas famílias.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)