Home / Brasil e Mundo / Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira em todo o país

Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira em todo o país

### Reaplicação do Enem 2025 Inicia Nesta Terça em Todo o País

A reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começou nesta terça-feira (16) e segue até quarta-feira (17), beneficiando participantes que enfrentaram problemas logísticos na aplicação regular das provas ou foram acometidos por doenças infectocontagiosas listadas no edital. As provas regulares do Enem foram realizadas nos dias 9 e 13 de novembro, com uma aplicação excepcional em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, adiada devido à COP30 na capital paraense.

Os pedidos de reaplicação foram analisados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), garantindo o direito apenas para os dias afetados. A dinâmica segue o modelo das provas regulares: portões abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), com início das questões às 13h30. Nesta terça, aplicam-se as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com término às 19h no tempo padrão – acrescido de uma hora extra para aprovados em pedidos de tempo adicional.

Na quarta-feira, será a vez das ciências da natureza e matemática e suas tecnologias, com conclusão às 18h30. O edital prevê reaplicação para casos de desastres naturais, como o tornado em Rio Bonito do Iguaçu (PR) em 7 de novembro, um dos mais intensos no Paraná, ou problemas logísticos como falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade. Doenças elegíveis incluem tuberculose, coqueluche, difteria, doença meningocócica, varíola, monkeypox, influenza A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela ou covid-19.

Nas mesmas datas, o Inep realiza o Enem PPL 2025, para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa em unidades prisionais e socioeducativas indicadas por estados e Distrito Federal, com o mesmo nível de dificuldade do exame regular.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho ao fim da educação básica e serve como principal porta de entrada para o ensino superior via Sisu, Prouni e Fies. Instituições públicas e privadas o utilizam em processos seletivos, como critério único ou complementar, e notas individuais são aceitas em convênios com universidades portuguesas, facilitando o acesso de brasileiros ao ensino superior no país europeu.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)

Deixe um Comentário