O governo federal anunciou um repasse de R$ 4 bilhões ao longo de cinco anos para obras e para a compra de 18 novos trens e quatro veículos leves sobre trilhos (VLTs) na Região Metropolitana do Recife, em um acordo celebrado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) com concessão prevista por 30 anos. Segundo o cronograma, R$ 57 milhões estarão disponíveis já no próximo ano para obras civis, recuperação de coberturas e contratação de serviços voltados a melhorar conforto e segurança nas estações de trens e metrôs; o acordo foi firmado em Brasília, com a cooperação técnica entre a União e o estado de Pernambuco assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A iniciativa tem como objetivo estruturar a transferência de ativos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para o governo estadual, com base em estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o processo licitatório será acompanhado pelo Ministério das Cidades e pela Casa Civil. Como parte do reforço operacional, a CBTU também incorporará 11 trens, que serão adquiridos ou transferidos de outras praças de operação da empresa. O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que as medidas iniciais já foram autorizadas a começar, destacando que os R$ 57 milhões iniciais visam permitir intervenções imediatas nas estações.
Entre as propostas de melhoria está a implantação de um sistema de integração tarifária que permita ao usuário pagar uma tarifa única e integrada para deslocamentos pela rede durante um período determinado — exemplificado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que citou a possibilidade de o passageiro pagar apenas uma passagem para se deslocar de ponta a ponta da cidade dentro de um intervalo de duas horas. Rui Costa também se comprometeu a viabilizar com o governo estadual a aquisição de pelo menos 100 ônibus elétricos para modernizar a frota e dar mais conforto à população durante o período de obras do metrô.
A Rede Metroferroviária da Região Metropolitana do Recife tem atualmente 71,4 km de trilhos, distribuídos em cinco linhas e 37 estações, e transporta entre 160 mil e 180 mil passageiros por dia, números que fundamentam a necessidade das intervenções anunciadas. O acompanhamento do processo licitatório e a execução das obras serão determinantes para que os investimentos — públicos e eventuais contrapartidas estaduais ou privadas previstos na concessão — se traduzam em melhoria efetiva da oferta de transporte, na velocidade de recuperação da malha e na modernização da frota.

