### Governo Lula Celebra Avanços Econômicos e Sociais em Balanço da Última Reunião Ministerial de 2025
Brasília – O ministro da Casa Civil, Rui Costa, defendeu nesta quarta-feira (17), durante a última reunião interministerial de 2025, que a agenda econômica e social do governo priorizou a maioria da população brasileira, com foco na redução das desigualdades nos últimos três anos. Na ocasião, realizada na Granja do Torto, o governo destacou conquistas como a isenção do Imposto de Renda para mais de 15 milhões de brasileiros que ganham até R$ 5 mil, uma medida sancionada recentemente e vista como marco do ano.
Rui Costa enfatizou que, na segunda fase do mandato, o governo demonstrou claramente seu compromisso com o povo, promovendo inclusão, redução de custos e corte de tributos para a maioria. Entre os indicadores positivos, ele apontou o crescimento de quase 4,9% na renda per capita do país e de 13,2% entre os mais pobres. “Quase nove milhões de brasileiros saíram da pobreza, mais 13 milhões da extrema pobreza, entre 2022 e 2024”, exemplificou o ministro, em nota oficial do governo federal.
Outro ponto de otimismo foi a redução histórica do desemprego para 5,4%, o menor índice desde o início da pesquisa no Brasil, com quase 103 milhões de pessoas ocupadas em outubro, entre trabalho formal e informal. Rui Costa celebrou ainda a maior média salarial da história, com crescimento real do salário entre 23% e 25%, e quase 8% na massa salarial.
No campo dos benefícios econômicos, o ministro citou o programa Luz do Povo, que isenta 60 milhões de brasileiros – consumidores de até 80 quilowatts-hora cadastrados no Bolsa Família – do pagamento de energia elétrica. A partir de janeiro, a medida se estenderá a 18 milhões de pessoas com renda per capita de meio a um salário mínimo, reduzindo suas contas de luz. Outras iniciativas mencionadas incluem o Gás do Povo, que deve beneficiar mais de 15 milhões de famílias até março, e a CNH Social, voltada para democratizar o acesso à habilitação para dirigir.
Na área social, Rui Costa destacou o programa Agora Tem Especialistas, na saúde, que visa reduzir o tempo de espera nas filas por atendimento especializado. Na educação, o Pé-de-Meia já beneficiou quase seis milhões de jovens com R$ 3 mil ao longo dos três anos do ensino médio. Em habitação, o relançado Minha Casa, Minha Vida alcançou a meta de duas milhões de moradias contratadas em quatro anos, presente em 4.764 cidades, com 1,7 milhão de famílias já recebendo as chaves nesta fase. A expectativa é chegar a três milhões até o próximo ano.
O encontro, comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, serviu como balanço dos três anos de gestão e alinhamento para 2026, definido por Lula como “o ano da verdade”, quando os resultados serão apresentados à população em meio ao processo eleitoral. O presidente reforçou a importância de mostrar os avanços em economia e inclusão social, combatendo a “invisibilidade do povo pobre”, e aceitou o afastamento de ministros que disputarão eleições.

