Home / Brasil e Mundo / Lucas Pinheiro é prata em etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino

Lucas Pinheiro é prata em etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino

Lucas Pinheiro Braathen conquistou a medalha de prata na prova de slalom gigante da etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino, disputada neste domingo em Alta Badia, na Itália. O brasileiro de 25 anos completou a descida na icônica pista de Gran Risa com o tempo de 2min35s20, ficando apenas 0s18 atrás do vencedor, o austríaco Marco Schwarz, que marcou 2min35s02 e levou o ouro. O bronze ficou com o compatriota de Schwarz, Stefan Brennsteiner, que terminou em 2min35s24.

Filho de mãe brasileira e pai norueguês, nascido na Noruega, Lucas passou a defender as cores do Brasil em maio de 2024, após anos competindo pelo país natal. Neste domingo, ele terminou em quinto lugar na primeira descida e fez a sexta melhor na segunda, uma estratégia que o catapultou ao pódio e o elevou da nona para a sexta posição no ranking mundial de slalom gigante – modalidade que não é sua principal especialidade. Foi o sétimo pódio dele pelo Brasil, incluindo uma prata em Beaver Creek, nos Estados Unidos, e outra em Kranjska Gora, na Eslovênia, ainda no slalom gigante. Na sua especialidade, o slalom, ele brilhou com o título em Levi, na Finlândia, em novembro – o primeiro de um brasileiro na história da Copa do Mundo –, além de prata em Adelboden, na Suíça, e bronzes em Kitzbühel, na Áustria, e Hafjell, na Noruega.

A pista de Gran Risa, considerada uma das mais desafiadoras do circuito mundial, recebeu a 40ª edição do evento Audi FIS Ski World Cup Alta Badia, que atraiu multidões para as montanhas dos Dolomitas. Lucas mostrou talento e coragem em um cenário de alta velocidade e curvas radicais, onde lendas como Alberto Tomba, Bode Miller e Marcel Hirscher já triunfaram. O Time Brasil celebrou o feito nas redes sociais: “É PRATA PRO LUCAS! No cenário mais desafiador do circuito, ele colocou o Brasil no pódio entre os melhores do mundo!”

Agora, o esquiador ocupa o terceiro lugar no ranking de slalom, atrás apenas do norueguês Timon Haugan e do francês Paco Rassat. Nesta segunda-feira, ele volta à mesma pista para disputar a prova de slalom, com transmissões previstas às 6h e 9h30 no horário de Brasília. Com resultados como esse, Lucas se consolida como grande esperança brasileira para medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, que começam em 6 de fevereiro de 2026.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)

Deixe um Comentário