Nesta véspera de Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá seu tradicional pronunciamento pelas festas de fim de ano veiculado em cadeia nacional de rádio e televisão às 20h30. O discurso, gravado ao longo da semana, não foi antecipado à imprensa, mas deve trazer votos de felicidades ao povo brasileiro, com duração aproximada de sete minutos.
Lula encerrou sua agenda oficial na noite de terça-feira, deslocando-se para São Paulo, onde celebrará o Natal ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva e dos filhos. Após as festividades natalinas, o presidente planeja passar o Réveillon na base naval da Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro.
A expectativa é que o pronunciamento apresente um balanço dos resultados alcançados pelo governo em dois anos de mandato, destacando uma economia forte e em crescimento, investimentos na qualidade de vida da população e o cuidado especial com os mais necessitados. No discurso, Lula deve reafirmar ensinamentos como compaixão, fraternidade e amor ao próximo, inspirados no Natal, e renovar a esperança em um Brasil sem fome, com trabalho digno para todos e harmonia entre os Poderes.
Ele enfatizará o diálogo conjunto entre o governo federal, estados, municípios e a sociedade, além da defesa intransigente da democracia. “Governando é cuidar das pessoas, de todos e todas, com olhar especial para quem mais precisa”, deve reforçar o presidente, mencionando avanços na saúde, educação e proteção às famílias, mesmo com desafios pela frente. O governo, segundo ele, está em momento positivo, colhendo frutos de um país que foi “colocado em pé” após período de dificuldades.

