Polícia faz operação em adega suspeita de vender bebida adulterada

A Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação nesta segunda-feira em uma adega localizada em Cidade Tiradentes, na zona leste da capital, investigando a morte de uma adolescente de 15 anos, identificada como Soffia Del Valle Torrealba Ramos, venezuelana que chegou ao Brasil em 2019 com a família. A garota faleceu no sábado após consumir bebida alcoólica comprada no estabelecimento durante a comemoração da virada do ano, com suspeita de adulteração por metanol, substância tóxica que pode causar intoxicação grave, disfunção renal e acúmulo de ácidos no organismo.

Soffia saiu de casa por volta das 2h do dia 1º de janeiro acompanhada de uma prima de 13 anos, dois adolescentes de 15 anos e duas mulheres de 33 anos. O grupo passou na adega, adquiriu uma garrafa de gin e seguiu para uma residência para beber. Ao retornar por volta das 9h, a mãe, Nelkis Dl Valle Ramos Hernandez, notou que a filha parecia ter ingerido álcool, embora ela negasse. A adolescente foi deixada dormindo, mas horas depois não acordava mais. Levada ao Hospital Cidade Tiradentes, ficou internada e morreu dois dias depois. A ficha médica aponta possível intoxicação por metanol associada a remédios como causa da morte, mas o Instituto Médico Legal ainda apura o caso, registrado como morte suspeita no 54º Distrito Policial de Cidade Tiradentes.

Durante a operação, foram apreendidas bebidas destiladas e 17 caixas de fogos de artifício armazenados de forma irregular. O proprietário do local foi preso em flagrante não pela suspeita nas bebidas, mas por ligação clandestina de energia elétrica e armazenamento inadequado de fogos. A polícia continua investigando a origem das bebidas comercializadas na adega e se elas contêm metanol, responsável por casos graves de envenenamento.

O episódio se insere em um cenário alarmante no estado de São Paulo, onde a Secretaria de Saúde registra 51 casos confirmados de ingestão por metanol até o momento, resultando em 11 mortes. Quatro óbitos ocorreram na capital, com mais dois em São Bernardo do Campo, três em Osasco, um em Jundiaí e outro em Sorocaba. Além da adolescente, outros quatro casos de morte estão sob investigação: um homem de 39 anos em Guariba, uma pessoa de 31 anos em São José dos Campos e duas em Cajamar. As autoridades alertam para os riscos de bebidas falsificadas, especialmente em estabelecimentos irregulares, e reforçam as perícias para identificar responsabilidades.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)

Leia mais