Projeto fortalece turismo de base comunitária no litoral sul do Rio

Turismo organizado pela própria comunidade, com visitas pensadas para respeitar o território, a população local e a natureza. Este é o chamado turismo de base comunitária (TBC), que o Projeto Roteiro Caiçara busca fortalecer na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. Iniciado há seis meses, o projeto concluiu em dezembro de 2025 sua primeira fase, marcada por formações e reuniões com as comunidades, e entra agora na segunda etapa em 2026.

Participam da iniciativa 12 comunidades caiçaras e quilombolas: seis em Paraty, como Saco do Mamanguá, Trindade, Parati Mirim, Praia do Sono, Ponta Negra e São Gonçalo; e seis na Ilha Grande, em Angra dos Reis, incluindo Bananal, Matariz, Aventureiro, Enseada das Estrelas, Dois Rios e Praia Vermelha. Na Costa Verde fluminense, o TBC é protagonizado por comunidades tradicionais, com produtos e serviços geridos por indivíduos, famílias e coletivos, nascendo de uma história de resistência.

Desde os anos 1970, com a abertura da BR-101, as pressões de grilagem e especulação imobiliária cresceram sobre esses territórios. Hoje, somam-se os desafios do turismo de massa, que concentra renda e agrava impactos ambientais e sociais. Com duração total de três anos, o projeto atua em cinco frentes: capacitações para o turismo, obras de infraestrutura, manejo de trilhas, definição de roteiros turísticos e conservação da natureza.

A coordenadora Bete Canela destaca que o TBC se diferencia do turismo de massa, geralmente promovido por pessoas de fora e empresas. “Isso já existe. Mas o nosso projeto objetiva fortalecer quem está no território: as comunidades caiçaras, quilombolas, que estão ali há muito tempo e que oferecem serviços turísticos. Essa quarta linha do projeto é justamente fortalecer esses roteiros”, explica. Ao mesmo tempo, a iniciativa valoriza a cultura local. “Porque, à medida que a gente fortalece o TBC, ele é um turismo que não oferece só o quiosque, que não oferece só o caminho da praia, que só vai na cachoeira mergulhar. Ele conta a história do lugar, ele conta as tradições, a culinária, o artesanato. Tudo isso que é local, que as pessoas têm essa riqueza de saberes, isso entra também no projeto.”

Patrocinado pela Petrobras via Programa Petrobras Socioambiental, o Roteiro Caiçara reuniu cerca de 260 pessoas nas ações iniciais, incluindo 12 reuniões comunitárias para apresentação e planejamento de obras, além de encontros para monitoramento de flora e fauna, mapeamento de roteiros e planejamento com arquitetos. Assim, o projeto não só impulsiona a economia sustentável, mas preserva a identidade caiçara, conectando visitantes às tradições, à natureza e aos modos de vida de baixo impacto ambiental nessas comunidades ancestrais.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)

Leia mais