O perfil oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos em português publicou nesta quinta-feira, 15 de janeiro, uma mensagem direta a potenciais imigrantes em uma rede social. A postagem inclui uma imagem com a foto do presidente Donald Trump e o lema “Envia-os de volta”, acompanhada da legenda: “Se você vier aos Estados Unidos para roubar os americanos, o presidente Trump vai te jogar na cadeia e te mandar de volta para o lugar de onde você veio”.
A publicação faz parte de uma campanha mais ampla conhecida como “send them back”, que associa a imigração irregular ao suposto uso indevido de programas sociais e prejuízos econômicos aos cidadãos americanos. O mesmo conteúdo foi divulgado nas contas oficiais do Departamento de Estado em inglês e espanhol, ampliando o alcance da estratégia de comunicação para desencorajar entradas ilegais no país.
Essa ação se insere na política anti-imigração agressiva adotada por Trump desde o início de seu segundo mandato, há cerca de um ano. O governo relata ter deportado 605 mil pessoas entre 20 de janeiro e 10 de dezembro de 2025, além de afirmar que 1,9 milhão de imigrantes se “autodeportaram” voluntariamente, motivados por ameaças nas redes sociais e incentivos financeiros.
No centro dessas operações está o ICE, Serviço de Imigração e Alfândega, que tem atuado em várias cidades americanas prendendo indivíduos considerados em situação ilegal. A força policial ganhou destaque negativo na semana passada, quando milhares de pessoas protestaram em ruas de diferentes cidades contra uma ação em Minneapolis. Lá, agentes do ICE mataram a tiros uma cidadã norte-americana de 37 anos, gerando indignação e manifestações em massa.
Complementando as medidas, o governo Trump anunciou na quarta-feira a suspensão do processamento de vistos de imigrante para 75 países, incluindo o Brasil. A decisão visa impedir que “novos imigrantes extraiam a riqueza do povo americano” por meio de benefícios sociais, segundo o Departamento de Estado. A pausa afeta vistos de imigrante, como os de trabalho, mas não se aplica a vistos de não imigrante, como os de turista e estudante.
