As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país suspenderão o atendimento presencial de quarta-feira (28) a sexta-feira (30) de janeiro, em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários gerenciados pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social. A interrupção visa modernizar as plataformas, garantindo maior estabilidade, segurança e eficiência nos serviços oferecidos aos aposentados, pensionistas e segurados.
Além do fechamento físico das unidades, os canais digitais também serão afetados. O site e o aplicativo Meu INSS, assim como a central telefônica 135, funcionarão normalmente até as 19h desta terça-feira (27), disponibilizando mais de 100 serviços para consultas, agendamentos e solicitações de benefícios. A partir desse horário, esses recursos ficarão indisponíveis até o dia 31 de janeiro, impedindo operações como emissões de guias ou alterações em processos durante o período.
Para minimizar os transtornos à população, o INSS promoveu mutirões de atendimento extra nos finais de semana anteriores, nos dias 17, 18, 24 e 25 de janeiro. Nessas ocasiões, agências em diversas regiões do país, com destaque para o Nordeste (onde foram realizadas 1.378 perícias médicas), Sudeste e Centro-Oeste, anteciparam agendamentos originalmente marcados para os dias de paralisação. O instituto garante que beneficiários com compromissos nos dias 28, 29 ou 30 terão reencaixe automático ou opção por outro dia útil, sem prejuízo aos direitos previdenciários. Pagamentos de benefícios prosseguem normalmente, sem atrasos.
O INSS recomenda que os segurados resolvam pendências urgentes antes das 19h do dia 27. A medida técnica foi comunicada oficialmente pelo órgão.
