Começa nesta segunda-feira (26) o período para interposição de pedidos de revisão das notas da prova discursiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), com prazo até terça-feira (27). A nota preliminar dessa etapa, acompanhada do espelho de correção, foi divulgada na sexta-feira (23), permitindo que os candidatos analisem seus desempenhos e contestem divergências na avaliação.
Coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o CPNU 2 oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais, abrangendo cargos de nível superior e intermediário. Desses, 2.480 são para provimento imediato e 1.172 para formação de cadastro reserva, com remunerações iniciais que variam de cerca de R$ 4 mil a R$ 16 mil, dependendo da função.
As provas foram aplicadas em duas fases: a objetiva em outubro e a discursiva em dezembro, em centenas de municípios brasileiros, mobilizando mais de 761 mil inscritos, dos quais 60% eram mulheres. O modelo unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”, busca promover igualdade de oportunidades, padronizar seleções e priorizar qualificações essenciais para o serviço público federal, com cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, que registraram 252.596 inscrições homologadas.
A próxima etapa será a divulgação das listas finais de classificação, tanto para vagas imediatas quanto para lista de espera, prevista para 20 de fevereiro. Candidatos devem acompanhar as atualizações no site oficial do Ministério da Gestão. O atendimento ao candidato está disponível pelo telefone 0800 591 0452 ou e-mail cpnu2@fgv.br.
