TV Brasil transmite duelo entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco ES

A TV Brasil leva às telas de todo o país, nesta terça-feira, o jogo entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco-ES, válido pelo Campeonato Capixaba 2026. A transmissão, gerada pela parceira TVE Espírito Santo, integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública, começa às 20h45 com a jornada esportiva, preparando o público para o apito inicial às 21h, direto do Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.

O Campeonato Capixaba 2026, iniciado em 13 de janeiro com previsão de fim em 28 de março, reúne dez clubes em busca do título estadual e de vagas nacionais. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único, com os oito melhores avançando às quartas de final e os dois últimos caindo para a Série B. As fases eliminatórias seguem em ida e volta, com novidade nas quartas: os quatro primeiros da fase inicial têm mando no jogo decisivo e avançam em caso de empate no placar agregado.

Entre os participantes estão os remanescentes de 2025, como Rio Branco-ES e Porto Vitória, campeão e vice da edição passada, além de Desportiva Ferroviária e Vitória-ES, semifinalistas, Real Noroeste, Rio Branco de Venda Nova, Vilavelhense e Capixaba. Completam a lista Serra e Forte FC, ascendidos da Série B. O campeão garante lugar na Série D do Brasileiro de 2027, na Copa do Brasil e na Copa Verde, enquanto o vice fica com vaga na Copa do Brasil.

A TVE Espírito Santo, conhecida como a Casa do Futebol Capixaba, marca história ao transmitir todas as 59 partidas da competição, a maior cobertura de sua trajetória e a que mais exibe regionais em TV aberta no Brasil. A emissora leva os jogos ao canal 2.1 e ao YouTube, com apoio da Federação de Futebol do Espírito Santo para o uso do VAR em quase todas as partidas, exceto a última rodada da primeira fase, disputada simultaneamente. A central do VAR, instalada há um ano nas dependências da TVE, eleva o padrão da arbitragem.

Além do Capixaba, a TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação, amplia sua grade com jogos dos Campeonatos Baiano, Cearense e Paraense, todos gerados por parceiras da RNCP como TVE Bahia, TV Ceará e TV Cultura do Pará. As equipes locais cuidam da cobertura nos estádios, narração e comentários, levando o futebol regional a lares de norte a sul do país.

O diretor-geral da TVE, Igor Pontini, destaca os investimentos do Governo do Estado na reestruturação da emissora, que impulsionam audiência na TV, no digital e o retorno de público aos estádios. O futebol capixaba gera emprego, renda e visibilidade, além de entretenimento, afirma ele. Fãs já acompanham a tabela completa nas redes da emissora, ansiosos por mais emoções nesta edição que promete recordes.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)