O prazo para candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) apresentarem pedidos de revisão das notas preliminares da prova discursiva encerra nesta terça-feira (27). A interposição de recursos contra o resultado preliminar deve ser realizada exclusivamente na página eletrônica da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame, com login por meio da conta GOV.BR.
A prova discursiva, aplicada em 7 de dezembro, representa a segunda fase do concurso e possui caráter eliminatório e classificatório. As notas preliminares foram divulgadas na última sexta-feira (23) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Conforme o edital do processo seletivo, o resultado dos pedidos de revisão e o definitivo da prova discursiva serão publicados em 18 de fevereiro, com a divulgação das listas de classificação finais prevista para 20 de fevereiro.
Dos mais de 42 mil candidatos aprovados na primeira fase e habilitados para a discursiva, cerca de 8,5 mil não compareceram, registrando uma abstenção de aproximadamente 17%. A segunda edição do CPNU, conhecido como “Enem dos Concursos”, oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para cargos de nível superior e 508 de nível intermediário. Desses, 2.480 são de preenchimento imediato e 1.172 para provimento em curto prazo, após a homologação dos resultados.
O certame atraiu 761.528 inscrições confirmadas, com participantes de todos os estados brasileiros e de 4.951 municípios. As provas foram realizadas em dois dias – a objetiva em 5 de outubro e a discursiva em dezembro –, em 228 cidades distribuídas pelas cinco regiões do país, diferentemente da primeira edição em 2024.
Dúvidas sobre o CPNU podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 591 0452, pelo e-mail cpnu2@fgv.br ou consultando o edital de abertura do concurso.
