Procon-JP interdita bombas de gasolina e recolhe produtos vencidos em postos do Valentina

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) interditou temporariamente várias bombas de gasolina em dois postos de combustíveis no bairro do Valentina Figueiredo, após denúncias de consumidores sobre possível adulteração do produto. Testes realizados no local indicaram percentuais de etanol acima do normal na gasolina comercializada, resultando na autuação dos estabelecimentos. Além disso, produtos com data de validade vencida foram recolhidos em um dos postos.

As amostras de gasolina dos dois postos foram enviadas para o laboratório Central de Combustíveis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para análise conclusiva. Somente após os resultados, será decidido se as bombas interditadas serão liberadas ou não.

O secretário do Procon-JP, Junior Pires, ressaltou que as reclamações sobre a qualidade dos combustíveis continuam a chegar ao órgão. Ele afirmou que as denúncias de possíveis irregularidades são prontamente verificadas, reforçando o compromisso de proteger os consumidores de João Pessoa.

Um dos postos autuados também foi notificado por vender produtos com data de validade vencida ou sem data de validade em sua loja de conveniência, além de não exibir placas com números de telefones de emergência para os consumidores. Extintores de incêndio vencidos e despressurizados também foram encontrados no local.

Junior Pires explicou que, quando a equipe de fiscalização chega a um posto com loja de conveniência, inspeciona todos os produtos expostos, tanto os específicos para veículos quanto os alimentos. Os estabelecimentos autuados estão sujeitos a penalidades previstas na legislação, como multas e, dependendo da gravidade, suspensão temporária das atividades. O prazo legal para defesa dos estabelecimentos é de 10 dias a partir da notificação.